Portal Eventos
Paranaense 1ª Divisão
Em 20 de novembro de 2018 às 11:17

Paranaense 2019 terá clubes com nomes iguais e a volta do campeão da Série C; Simulador no Sr. Goool

Cascavel CR fará o clássico contra o FC Cascavel, enquanto o Operário chegará animado após mais um título

da Redação -

Paraná - O Campeonato Paranaense 2019 será aberto em 19 de janeiro com o confronto entre o Atlético Paranaense, atual campeão, e o Cascavel CR, um dos clubes que garantiram o acesso. O clube do interior, aliás, encontrará o xará FC Cascavel. Outra novidade será o Operário, campeão estadual em 2015 e atual vencedor da Série C do Brasileirão. A tabela completa, a classificação e o simulador de jogos já estão disponíveis no Sr. Goool.

Cascavel CR e Operário pegaram as vagas dos rebaixados União e Prudentópolis. Os xarás estão no mesmo Grupo B e, por isso, só se enfrentarão em uma eventual semifinal ou na Segunda Taça. Este duelo está marcado para 31 de março, a última rodada do returno. Já o Atle-Tiba será na 4ª rodada da Primeira Taça na Arena da Baixada, em 30 de janeiro.

Antes, porém, o Coritiba estreará contra o Foz do Iguaçu fora de casa. A caminhada do Operário, por sua vez, será diante do Paraná. A dupla se reencontrará também na Série B 2019. O Paraná foi rebaixado na Série A, enquanto o Operário conquistou o acesso na Série C. Um ano antes de garantir o título do terceiro escalão, o Operário foi campeão da Série D.

 Atlético Paranaense, atual campeão, estreará em casa e fará o clássico Atle-Tiba também diante da torcida no Estadual 2019!Atlético Paranaense / Site OficialAtlético Paranaense, atual campeão, estreará em casa e fará o clássico Atle-Tiba também diante da torcida no Estadual 2019!
Regulamento:
Os 12 clubes serão divididos em dois grupos com seis times cada na Primeira Taça. Os clubes do Grupo A enfrentarão os rivais do Grupo B em turno único. Os dois melhores colocados de cada grupo avançarão de fase. A semifinal (1º do A x 2º do A e 1º do B x 2º do B) será definida em partida única. Os donos das melhores campanhas poderão jogar em casa, mas se houver igualdade em campo, a decisão será nos pênaltis. A final será com a mesma fórmula. O finalista que jogará em casa será aquele com a melhor campanha na fase de grupos.

Na Segunda Taça, os clubes enfrentarão os rivais do próprio grupo. A fórmula de disputa, no restante do returno, será praticamente a mesma vista no turno. Na semifinal, a diferença é que o líder do Grupo A pegará o vice-líder do Grupo B e o líder do Grupo B enfrentará o vice-líder do Grupo A.

Caso dois clubes vençam as Taças, o Paranaense ainda terá uma final com jogos de ida e volta. O dono da melhor campanha, levando em conta apenas a pontuação na fase de grupos da Primeira e da Segunda Taça, poderá decidir em casa. Se houver empate no número de pontos e saldo de gols, a decisão será nos pênaltis. Agora, se um mesmo clube vencer o turno e o returno será declarado campeão estadual. Enquanto isso, os dois piores colocados na somatória dos pontos serão rebaixados à 2ª divisão.