Portal Eventos
Brasileirão Série B
Em 24 de novembro de 2018 às 19:04

Avaí segura Ponte Preta, bate recorde e conquista mais um acesso na Série B

Clube catarinense chegou a quatro acessos à Série A ao longo dos pontos corridos

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Santa Catarina - O Avaí está de volta à Série A do Campeonato Brasileiro. A notícia parece velha, mas não é. O clube catarinense se tornou recordista de acessos na Série B desde 2006, segundo levantamento do Sr. Goool. Ao segurar o 0 a 0 no confronto direto ante a Ponte Preta, neste sábado, no Estádio da Ressacada, em Florianópolis, o Avaí subiu pela quarta vez à elite nacional. Fortaleza, campeão, Goiás e CSA também jogarão o Brasileirão em 2009.

O primeiro acesso do Avaí nos pontos corridos foi em 2008 com a 3ª colocação. Em 2014, os catarinenses pegaram a quarta vaga. Já em 2016, o Leão foi vice-campeão da Série B. Nenhum outro clube subiu tantas vezes no período. O representante de Florianópolis deixou para trás Sport, Vitória, Vasco e América Mineiro, todos com três acessos.

Coritiba, Náutico, Portuguesa, Ceará, Atlético Goianiense, Figueirense, Bahia, Ponte Preta e Goiás, por outro lado, acumulam dois acessos, um a mais do que Atlético Mineiro, América de Natal, Ipatinga, Corinthians, Santo André, Grêmio Barueri, Guarani, Criciúma, Atlético Paranaense, Palmeiras, Chapecoense, Joinville, Botafogo, Santa Cruz, Internacional, Paraná, Fortaleza e CSA. Ao todo, 32 clubes deixaram a Série B desde 2006.

 Leão volta a voar na Série B e recoloca o Avaí na elite do Brasileirão!Avaí / Site OficialLeão volta a voar na Série B e recoloca o Avaí na elite do Brasileirão!
Além do Avaí, Santa Catarina também fez história. Os catarinenses igualaram São Paulo em número de acessos. São nove ao todo. Já Pernambuco soma seis, contra cinco da Bahia. Goiás, por sua vez, chegou a quatro e igualou Paraná, Minas Gerais e Rio de Janeiro. O Ceará, enquanto isso, soma três acessos. Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Alagoas, subiram uma vez cada.

O Avaí passou 26 rodadas no G4. O acesso foi confirmado com 16 vitórias (sete em casa e nove fora), 13 empates (sete como mandante e seis como visitante) e nove derrotas (quatro ao lado da torcida e cinco fora), além de 50 gols a favor e 32 tentos tomados. Aproveitamento de 54,1%.

Confira todos os clubes que conquistaram acesso na Série B de pontos corridos:

2006

Atlético Mineiro-MG, Sport-PE, Náutico-PE e América de Natal-RN

2007

Coritiba-PR, Ipatinga-MG, Portuguesa-SP e Vitória-BA

2008

Corinthians-SP, Santo André-SP, Avaí-SC e Grêmio Barueri-SP

2009

Vasco-RJ, Guarani-SP, Ceará-CE e Atlético Goianiense-GO

2010

Coritiba-PR, Figueirense-SC, Bahia-BA e América Mineiro-MG

2011

Portuguesa-SP, Sport-PE, Náutico-PE e Ponte Preta-SP

2012

Goiás-GO, Criciúma-SC, Atlético Paranaense-PR e Vitória-BA

2013

Palmeiras-SP, Chapecoense-SC, Sport-PE e Figueirense-SC

2014

Joinville-SC, Ponte Preta-SP, Vasco-RJ e Avaí-SC

2015

Botafogo-RJ, Santa Cruz-PE, Vitória-BA e América Mineiro-MG

2016

Atlético Goianiense-GO, Avaí-SC, Vasco-RJ e Bahia-BA

2017

América Mineiro-MG, Internacional-RS, Ceará-CE e Paraná-PR

2018

Fortaleza-CE, Goiás-GO, CSA-AL e Avaí-SC