Maranhão - O Nordeste terá a metade dos participantes na edição 2019 da Série C do Campeonato Brasileiro. O Sampaio Corrêa, rebaixado na Série B, engrossou a lista de nordestinos. A região já havia ganho o reforço de Ferroviário, Treze e Imperatriz que conquistaram o acesso na Série D. Todos os 20 clubes já são conhecidos do torcedor. Por conta do grande número de nordestinos, a composição dos grupos deverá ser alterada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Historicamente, a entidade nacional coloca do mesmo lado Nordeste e Norte. Mas só os nordestinos já completam os dez integrantes do Grupo A. Sem falar que o Norte ainda recebeu a presença do Paysandu, último clube degolado na Série B. O Papão, de volta à divisão após quatro anos, reencontrará o eterno rival Remo.
Todas as regiões terão representantes na Série C 2019. O Centro-Oeste, por sua vez, será representado pelo Luverdense. Afinal, o Cuiabá fez história ao conquistar seu primeiro acesso à Série B. O Centro-Oeste, que costuma participar do Grupo A, foi deslocado para o Grupo B em 2018 e deverá continuar assim na próxima temporada. A CBF já afirmou que não mudará o regulamento e que os grupos serão montados por proximidades.
Confira os clubes já garantidos na Série C do Brasileirão em 2019:
Nordeste (10)
Náutico-PE
Santa Cruz-PE
Botafogo-PB
Confiança-SE
Globo-RN
ABC-RN
Ferroviário-CE
Treze-PB
Imperatriz-MA
Sampaio Corrêa-MA
Norte (3)
Atlético Acreano-AC
Remo-PA
Paysandu-PA
Sudeste (3)
Tombense-MG
Volta Redonda-RJ
Boa Esporte-MG
Sul (3)
Ypiranga-RS
São José-RS
Juventude-RS
Centro-Oeste (1)
Luverdense-MT