Paraná - Brasil e Colômbia decidirão o título da CONMEBOL Sul-americana pela segunda vez na história. O embate destes dois países passou a ser o quarto repetido em decisões no torneio, segundo levantamento do Sr. Goool. Sem falar que Atlético Paranaense e Junior irão debutar na briga pelo título. O Furacão passou pelo Fluminense, enquanto o clube colombiano eliminou o Santa Fe.
Este confronto, aliás, pode até ser dito que será o primeiro entre Brasil e Colômbia. Afinal, em 2016, o Atlético Nacional abriu mão da disputa pelo título por conta do acidente aéreo com a delegação da Chapecoense. Há dois anos, o clube catarinense se sagrou campeão da Sul-americana. Brasileiros e colombianos repetem argentinos e mexicanos.As finais de 2005 e 2007 tiveram Argentina e México na decisão. Os hermanos levaram a melhor com Boca Juniors e Arsenal ante Pumas e América, respectivamente. Já o confronto entre Argentina e Colômbia ocorreu três vezes. A primeira edição da Sul-americana, aliás, teve San Lorenzo e Atlético Nacional. Melhor para os argentinos.
Em 2014, o River Plate venceu o mesmo Atlético Nacional, mas em 2015, o Santa Fe levou a melhor contra o Huracán. Tal decisão só perde para Argentina e Brasil. São cinco finais entre os maiores rivais da América do Sul. Tudo começou em 2008 com o título do Internacional diante do Estudiantes.
A Argentina, porém, deu o troco em 2010 com o Independiente em cima do Goiás. O São Paulo, por sua vez, bateu o Tigre em 2012. O Lanús, no entanto, garantiu mais uma conquista hermana ao superar a Ponte Preta em 2013. Já no ano passado, o Independiente voltou a fazer mais uma vítima brasuca, agora, o Flamengo.
Em relação aos títulos por países, a vantagem é toda da Argentina com oito conquistas. O Brasil soma três títulos, contra um de Chile, Equador, México, Peru e Colômbia. O vencedor tem o direito de disputar a Libertadores e a Recopa Sul-americana.
Confira as finais com países repetidos na Sul-americana:
Brasil x Argentina (2008, 2010, 2012, 2013 e 2017)
Argentina x Colômbia (2002, 2014 e 2015)
Argentina x México (2005 e 2007)
Brasil x Colômbia (2016 e 2018)