Rio de Janeiro - Fluminense, Vasco, Chapecoense, América Mineiro e Sport irão para a 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro da Série A em desespero. Afinal, o quinteto lutará contra o rebaixamento e para não seguir os passos dos degolados Vitória e Paraná. Dos cinco clubes, apenas o Leão da Ilha não dependerá apenas das suas forças. Todos os jogos que envolvem o descenso acontecerão neste domingo, às 17 horas.
FLUMINENSEO Fluminense, que demitiu o técnico Marcelo Oliveira antes da rodada final, ocupa a 14ª colocação com 42 pontos e só depende das próprias forças. O Tricolor, se vencer ou empatar o confronto direto ante o América Mineiro no Maracanã, estará livre do rebaixamento. Em caso de derrota, o clube carioca terá que torcer por tropeços de Chapecoense e Sport ou derrota do Vasco e tropeço de catarinenses ou pernambucanos. O Sport, se vencer, ainda precisará tirar a diferença do saldo de gols (-15 a -23).
VASCO
A situação do Vasco é praticamente a mesma do Fluminense. O Gigante da Colina, no 15º lugar com 42 pontos, também escapará do descenso com vitória contra o Ceará no Castelão, em Fortaleza. Em caso de empate, o Vasco precisará que Chapecoense ou América tropece. Ou até mesmo que o Fluminense seja derrotado. Já em caso de derrota, o clube cruzmaltino vai precisar que dois, entre Chape, Coelho e Sport, não vençam seus jogos.
Lucas Merçon / FluminenseFluminense, que demitiu Marcelo Oliveira, terá confronto direto para escapar do descenso no Brasileirão! CHAPECOENSEA Chapecoense, também fora da zona do medo, é outro clube que depende apenas de si para seguir na Série A. Os catarinenses aparecem no 16º lugar com 41 pontos. Uma vitória ante o São Paulo na Arena Condá, em Chapecó, salvará a Chape. Em caso de empate, América Mineiro e Sport terão que tropeçar. Em caso de derrota, o Coelho também terá que perder e o Sport não poderá vencer.
AMÉRICA MINEIRO
O América Mineiro, apesar de estar na zona de rebaixamento, no 17º lugar com 40 pontos, também só precisará vencer para se safar. Afinal, os mineiros farão duelo de seis pontos ante o Fluminense. Em caso de empate, o América precisará que o Sport tropece e a Chapecoense seja derrotada pelo São Paulo. Os dois clubes ficariam com 41 pontos, mas o Coelho escaparia no saldo de gols (-16 a -17).
SPORT
Já o cenário do Sport é o mais complicado. O Leão da Ilha está na 18ª posição com 39 pontos e só com uma vitória sobre o Santos na Ilha do Retiro, em Recife, poderá sonhar. Além de triunfar, o Rubro-negro precisará de tropeços de Chapecoense e América Mineiro ou derrota do Vasco e tropeço de Chape ou Coelho. O Sport até poderá passar o Fluminense, mas terá que tirar uma diferença grande no saldo de gols (-15 a -23).