Portal Eventos
Brasileirão Série A
Em 02 de dezembro de 2018 às 19:06

América Mineiro perde força no Brasileirão e acumula mais um rebaixamento

Coelho desapareceu ao longo da Série A e chegou a três descensos nos pontos corridos

da Redação -

Minas Gerais - O América Mineiro deu impressão que, desta vez, conseguiria se segurar na Série A do Campeonato Brasileiro. Ledo engano! O Coelho fez seu terceiro bate e volta e terá que jogar novamente a Série B em 2019. A queda do clube de Belo Horizonte ocorreu, neste domingo, durante o confronto direto ante o Fluminense no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, pela 38ª e última rodada. Derrota por 1 a 0 e com direito a pênalti perdido por Luan. E olha que, ao longo da competição, o América chegou a figurar no G6.

A realidade, porém, surgiu a partir da 24ª rodada. Um jogo antes, o Coelho aparecia na 9ª colocação, mas desde então despencou. São oito rodadas na zona de rebaixamento. O América repetiu as campanhas de 2011 e 2016. Há sete anos, o clube mineiro foi rebaixado um ano após o acesso. Em 2016 aconteceu a mesma coisa, o América subiu e caiu na sequência.

Os mineiros, para se ter uma ideia, tiveram altos e baixos nos últimos quatro anos. O América obteve o acesso à Série A em 2015, mas foi rebaixado à Série B em 2016. Em 2017, o Coelho voltou a subir de divisão, mas agora terá que jogar mais uma vez o segundo escalão nacional. Detalhe: no ano passado, o América superou o favorito Internacional e foi campeão da Série B.

A mais nova queda teve dez vitórias (oito em casa e duas fora), dez empates (sete como mandante e três como visitante) e nada menos do que 18 derrotas (quatro ao lado da torcida e 14 fora), além de 30 gols a favor e 47 tentos tomados. Aproveitamento de 35,1%.

 América Mineiro não conseguiu repetir o desempenho da Série B passada e voltou à divisão um ano após o acesso!Mourão Panda / América MineiroAmérica Mineiro não conseguiu repetir o desempenho da Série B passada e voltou à divisão um ano após o acesso!
Rebaixados!
O América Mineiro ainda se tornou recordista de rebaixamentos desde que o Brasileirão passou a ser jogado por 20 clubes nos pontos corridos. São três quedas, assim como Ponte Preta-SP, Figueirense-SC, Vasco-RJ, Avaí-SC, Vitória-BA e Sport-PE. Paraná, Santa Cruz-PE, Portuguesa-SP, Coritiba-PR, Náutico-PE, Goiás-GO e Atlético Goianiense-GO caíram em duas oportunidades.

Ainda houve os rebaixamentos de Fortaleza-CE, São Caetano-SP, Corinthians-SP, Juventude-RS, América de Natal-RN, Ipatinga-MG, Santo André-SP, Guarani-SP, Grêmio Prudente-SP, Atlético Paranaense-PR, Ceará-CE, Palmeiras-SP, Bahia-BA, Botafogo-RJ, Criciúma-SC, Joinville-SC e Internacional-RS. Ao todo, 31 clubes amargaram o descenso na Série A desde 2006.

Em relação aos estados são 11 com descensos no currículo. São Paulo lidera com 11 rebaixamentos. Santa Catarina (8) e Pernambuco (7) aparecem logo atrás, enquanto o Paraná pulou para cinco. Rio de Janeiro, Goiás, Bahia e Minas Gerais, enquanto isso, têm quatro rebaixamentos cada. Já Ceará e Rio Grande do Sul acumulam dois descensos. Por fim, o Rio Grande do Norte aparece com uma queda.

Confira todos os clubes que foram rebaixados no Brasileirão desde 2006:

2006

Ponte Preta-SP, Fortaleza-CE, São Caetano-SP e Santa Cruz-PE

2007

Corinthians-SP, Juventude-RS, Paraná-PR e América de Natal-RN

2008

Figueirense-SC, Vasco-RJ, Portuguesa-SP e Ipatinga-MG

2009

Coritiba-PR, Santo André-SP, Náutico-PE e Sport-PE

2010

Vitória-BA, Guarani-SP, Goiás-GO e Grêmio Prudente-SP

2011

Atlético Paranaense-PR, Ceará-CE, América Mineiro-MG e Avaí-SC

2012

Sport-PE, Palmeiras-SP, Atlético Goianiense-GO e Figueirense-SC

2013

Portuguesa-SP, Vasco-RJ, Ponte Preta-SP e Náutico-PE

2014

Vitória-BA, Bahia-BA, Botafogo-RJ e Criciúma-SC

2015

Avaí-SC, Vasco-RJ, Goiás-GO e Joinville-SC

2016

Internacional-RS, Figueirense-SC, Santa Cruz-PE e América Mineiro-MG

2017

Atlético Goianiense-GO, Ponte Preta-SP, Avaí-SC e Coritiba-PR

2018

Paraná-PR, Vitória-BA, Sport-PE e América Mineiro-MG