Minas Gerais - A Libertadores, pela primeira vez na história, teve um país com seis clubes nas oitavas-de-final. Mas a felicidade dos brasileiros durou pouco e quatro foram eliminados (Corinthians, Grêmio, Palmeiras e São Paulo) - sobrando apenas Atlético Mineiro e Fluminense. Se nas oitavas, o Brasil alcançou um feito inédito, nas quartas-de-final o país repetiu uma marca negativa.
Ao colocar dois clubes no segundo mata-mata da competição sul-americana, o futebol brasileiro só superou a campanha de 2011, quando apenas o Santos chegou as quartas-de-final. O Sr. Goool levou em conta as edições a partir de 2005, quando a Libertadores assumiu a atual fórmula de disputa.Em 2006 e 2007, o Brasil também contou com só dois clubes nas quartas-de-final. O Internacional, pelo menos, honrou o país da Copa ao sagrar-se campeão em 2006. Já em 2005 - com o São Paulo campeão - e em 2008, foram três brasucas no segundo mata-mata da competição.
O recorde de brasileiros nas quartas-de-final, porém, é das temporadas 2009, 2010 e 2012 - quatro clubes na disputa por uma vaga nas semifinais. No ano passado, Corinthians - atual campeão -, Vasco, Fluminense e Santos chegaram com chances de classificação. Nas oito edições analisadas pelo Sr. Goool, em cinco o Brasil ficou com o título.
Nas quartas-de final da atual temporada, Newell's Old Boys - adversário do Boca Juniors -, Atlético Mineiro - rival do Tijuana -, Olímpia - adversário do Fluminense - e Santa Fe - que pegará o Real Garcilaso - vão decidir em casa.
Campeões!
A Libertadores tem como maior vencedor o Independiente-ARG - dono de sete títulos -, um a mais que o Boca Juniors-ARG. Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG, com quatro, estão a frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR e Nacional-URU, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro, River Plate-ARG e Grêmio. Com uma conquista há Corinthians, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Atlético Nacional-COL, Argentinos Juniors-ARG, Flamengo e Racing Club-ARG.
Em relação aos títulos por países, o Brasil chegou a 16 com a conquista do Corinthians em 2012. Mas a Argentina segue soberana na frente, com 22. O Uruguai soma oito títulos, contra três do Paraguai e dois da Colômbia. Equador e Chile têm um cada.
Confira os brasileiros nas quartas-de-final da Libertadores:
2005
São Paulo (campeão)
Atlético Paranaense
Santos
2006
Internacional (campeão)
São Paulo
2007
Santos
Grêmio
2008
São Paulo
Fluminense
Santos
2009
Grêmio
Palmeiras
Cruzeiro
São Paulo
2010
Internacional (campeão)
Flamengo
Cruzeiro
São Paulo
2011
Santos (campeão)
2012
Corinthians (campeão)
Fluminense
Vasco
Santos
2013
Atlético Mineiro
Fluminense