Rio de Janeiro - O Campeonato Carioca, não é de hoje, tem sofrido com a falta de público. Mesmo assim, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) nada fez para tentar mudar esta situação. Tanto é verdade que a Preliminar começará neste sábado, antes do Natal, sob a desconfiança de arquibancadas vazias. Quatro dos seis clubes que disputaram a mesma etapa em 2018 estarão presentes em 2019.
E a lembrança não é nada boa. Os 15 duelos iniciais deste ano contabilizaram público total de apenas 7.703 espectadores e média modesta de 514 testemunhas. O América, clube tradicional do estado, acabou na briga contra o rebaixamento e com média de 213 pagantes. A melhor marca foi do Goytacaz (1.650).A estreia do Goytacaz, no entanto, será fora de casa ante o Nova Iguaçu. O América também começará sua caminhada longe da torcida no duelo contra o Americano. Já o Resende receberá o Macaé. Todos os jogos da 1ª rodada acontecerão no sábado, às 16 horas. A Preliminar será disputada até 13 de janeiro de 2019.
Na fase principal, os 12 clubes serão divididos em dois grupos com seis times cada. Esta fase terá a Taça Guanabara (1º turno) e a Taça Rio (2º turno). A Taça Guanabara terá jogos em turno único dentro dos próprios grupos. Os dois melhores colocados de cada grupo disputarão as semifinais em confrontos entre o 1º do Grupo B e o 2º do Grupo C, além do 1º do C contra o 2º do B. Os líderes dos Grupos B e C terão a vantagem de jogar em casa e do empate na partida única. Na final, também em jogo único, haverá sorteio do mando de campo e, em caso de empate, haverá pênaltis. Na Taça Rio, os confrontos serão contra os rivais do outro grupo. O restante do regulamento será o mesmo da Taça Guanabara.
Os campeões da Taça Guanabara e Taça Rio, além dos dois melhores colocados na somatória da fase de grupos dos dois turnos, estarão classificados para as semifinais do Campeonato Carioca. Se um mesmo clube vencer os dois turnos, os outros quatro clubes semifinalistas, por ordem da classificação geral (2º, 3º, 4º e 5º lugares), farão um mini-torneio, com semifinal e final, para definir o outro finalista do Carioca. Neste caso, a decisão da competição será apenas em jogo único, com o campeão dos dois turnos tendo a vantagem do empate na grande final do Carioca 2018.
Agora, caso tenha dois campeões diferentes na Taça Guanabara e na Taça Rio, esses clubes terão vantagem do empate na semifinal. Na final, o melhor de todos, poderá escolher entre atuar a primeira ou a segunda partida em casa. Em caso de empate, a decisão será nos pênaltis.