Portal Eventos
Paraibano 1ª Divisão
Em 26 de dezembro de 2018 às 16:06

Paraibano 2019 simplifica regulamento e terá volta de clube após uma década; Simulador no Sr. Goool

Atual campeão Botafogo estreará em casa contra um dos clubes que garantiram o acesso

da Redação -

Paraíba - A Federação Paraibano de Futebol (FPF) simplificou o regulamento do Estadual da Paraíba em 2019. Acabou a fase pré-semifinal. Agora, após a fase de grupos já terá semifinal e depois final. Além do regulamento direto, o Paraibano terá a volta de clube que chegou a fechar as portas. A tabela completa, o regulamento e o simulador estão disponíveis no Sr. Goool.

O Perilima estava fora da elite desde 2007. Neste período, o clube ficou inativo por falta de dinheiro. Sete anos depois, a Águia entrou em campo, mas voltou a desistir da 2ª divisão. O retorno definitivo foi em 2017 e o acesso em 2018. A estreia na próxima temporada será contra o atual campeão Botafogo em João Pessoa.

O Estadual 2019 começará em 12 de janeiro. A FPF é mais um entidade que desrespeita o calendário oficial da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Os Estaduais deveriam começar apenas no fim de semana de 19 de janeiro. Se o Perilima ficou fora mais de uma década, o Esporte retorna à elite após dois anos. A estreia será ante o Treze em Campinas Grande. A dupla pegou as vagas dos rebaixados Auto Esporte e Desportiva Guarabira.

 Botafogo terá a forçada sua torcida na estreia do Campeonato Paraibano 2019!Botafogo / Site OficialBotafogo terá a forçada sua torcida na estreia do Campeonato Paraibano 2019!
Regulamento:
Os dez clubes serão divididos em dois grupos com cinco clubes cada. Os clubes do Grupo A enfrentarão os rivais do Grupo B em jogos de ida e volta. Os dois melhores colocados de cada grupo avançarão de fase. Os dois lanternas, enquanto isso, serão rebaixados.

Na semifinal (1ºAx2ºA e 1ºBx2ºB), os clubes jogarão em ida e volta. A final também terá jogos de ida e volta. No mata-mata, em caso de empate na pontuação e saldo de gols, a decisão será nos pênaltis.

O campeão terá vagas na Copa do Nordeste, Copa do Nordeste e Série D 2020. O vice-campeão ficará com vagas na Copa do Brasil e Série D.