São Paulo - Os Campeonatos Estaduais vão muito além dos "zoológicos" - aqueles clubes com nomes de animais. A primeira disputa do futebol brasileiro também conta com "xarás" de escudos. Alguns clubes têm "sósias" pelo país. O Sr. Goool separou quatro formatos de distintivos que podem ser confundidos por alguns torcedores desatentos.
O São Paulo, por exemplo, poderá ser "visto" no Ceará e também em Goiás. Ferroviário, atual campeão da Série D do Brasileirão, e Atlético Goianiense têm escudos praticamente idênticos em relação aos paulistas. Apenas as iniciais e as estrelas diferem um escudo do outro. Todos os três são tricolores (vermelho, branco e preto) e triangulares.
Outro caso interessante é do Atlético Mineiro. Dentro do próprio estado o Galo tem um "escudo amigo". Trata-se da Patrocinense. Se o Atlético é CAM, a Patrocinense é CAP. No Espírito Santo há ainda o CAI (Clube Atlético Itapemirim). Todos são alvinegros. Os Estaduais também produziram uma constelação em campo.
O Boa Esporte tem uma estrela com a letra "B" como escudo. O clube mineiro lembra o distintivo da Portuguesa. O representante do Rio de Janeiro ostenta a estrela verde, ao invés da vermelha do Boa. Já o CEO, de Alagoas, misturou o verde e o vermelho em sua estrela e deixou as iniciais fora, em uma das extremidades.