Pernambuco - A Era dos pontos corridos na Série B do Campeonato Brasileiro começou em 2006, mas até hoje nenhum clube do Nordeste conseguiu ficar com o título. O jejum nordestino é ainda mais longo e vem desde 1990. Naquela oportunidade, o Sport sagrou-se campeão ao superar o Atlético Paranaense na final. Os dois clubes rubro-negros também conquistaram o acesso à elite nacional.
De 1990 para cá, 15 clubes do Nordeste alcançaram o acesso, mas nenhum obteve o título da Série B. Em 2012, o Vitória conseguiu a vaga para a Série A com a quarta melhor campanha. O campeão foi o Goiás, com o Criciúma na vice-liderança e o Atlético Paranaense na terceira colocação.A história mostra a dificuldade dos nordestinos faturarem o título do segundo escalão nacional. Até hoje foram apenas três conquistas. O Sudeste é o recordista de títulos - 15 ao todo. Só o Estado de São Paulo soma nove. Minas Gerais ainda tem quatro e o Rio de Janeiro soma dois.
A Região Sul se posta no segundo lugar com nove títulos, sendo seis do Paraná, dois do Rio Grande do Sul e um de Santa Catarina. O Centro-Oeste é outro a superar o Nordeste no quesito títulos. Distrito Federal e Goiás já foram campeões duas vezes cada. Apenas o Norte iguala o Nordeste com três títulos. O Pará venceu todas as três vezes.
Em 2013, para encerrar o jejum de títulos, o Nordeste contará com seis representantes: ABC, América de Natal, ASA, Ceará, Icasa e Sport.