Rio Grande do Norte - ABC, Remo e Santa Cruz foram os campeões da Série C do Campeonato Brasileiro que se mantiveram na divisão para 2019. O trio ainda ganhou o reforço de mais dois vencedores. Sampaio Corrêa e Boa Esporte foram rebaixados na Série B e voltarão a disputar o terceiro escalão nacional. Já o Joinville caiu para a Série D, enquanto Bragantino e Operário subiram um degrau.
O Remo ainda não venceu na década, mas tem título neste século. O representante paraense soltou o grito entalado na garganta em 2005. A pior situação, entre os campeões que estarão na próxima edição da Série C, é do Sampaio Corrêa. A Bolívia Querida faturou a divisão na longínqua temporada de 1997.
Ao todo, a Série C ostenta 29 campeões, sendo o mais ilustre o Fluminense, em 1999. O Rio de Janeiro ostenta quatro títulos, assim como Goiás. A dupla só perde para São Paulo (8). Santa Catarina, enquanto isso, festejou três vezes, uma a mais do que Minas Gerais, Paraná e Paraná, atual campeão com o Operário. Alagoas, Distrito Federal, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Rio Grande do Norte aparecem com um troféu cada.