Ceará - Vasco, Ceará, Fortaleza, CSA, Avaí e Goiás serão os únicos clubes do Campeonato Brasileiro da Série A que não disputarão a Libertadores ou a Sul-americana na temporada 2019. Os dois primeiros se mantiveram na elite nacional, enquanto os outros quatro garantiram o acesso na Série B.
Cruzeiro e Athletico, que estavam na zona da Sul-americana, garantiram vagas na Fase de Grupos da Libertadores por conta dos seus títulos. Atlético Mineiro, São Paulo, Internacional, Flamengo, Palmeiras e Grêmio também disputarão o principal torneio sul-americano. Galo e São Paulo, porém, começarão a disputa na Segunda Fase.
Se nem todos os clubes do Brasileirão estarão nos torneios sul-americanos é fato que os 20 disputarão a Copa do Brasil. Os integrantes do G6 (Palmeiras, Flamengo, Internacional, Grêmio, São Paulo e Atlético Mineiro), assim como os campeões da Sul-americana (Athletico Paranaense), da Copa do Brasil (Cruzeiro) e da Série B (Fortaleza) entrarão apenas nas oitavas de final. O restante terá que jogar o torneio desde o início.