Portal Eventos
CONMEBOL Libertadores
Em 03 de janeiro de 2019 às 16:30

Apenas seis clubes do Brasileirão não disputarão a Libertadores ou a Sul-americana em 2019

Todos os 20 participantes da Série A, no entanto, jogarão a Copa do Brasil

da Redação -

Ceará - Vasco, Ceará, Fortaleza, CSA, Avaí e Goiás serão os únicos clubes do Campeonato Brasileiro da Série A que não disputarão a Libertadores ou a Sul-americana na temporada 2019. Os dois primeiros se mantiveram na elite nacional, enquanto os outros quatro garantiram o acesso na Série B.

 Vasco e Ceará até se mantiveram no Brasileirão, mas ficaram fora da Libertadores e da Sul-americana!Rafael Ribeiro / CBFVasco e Ceará até se mantiveram no Brasileirão, mas ficaram fora da Libertadores e da Sul-americana!
A zona da Sul-americana no Brasileirão comporta seis clubes e deveria ter ido do 7º ao 12º colocado, mas por conta das presenças de Athletico Paranaense - campeão do próprio torneio - e do Cruzeiro - campeão da Copa do Brasil - se estendeu até a 14ª colocação. Melhor para Corinthians e Chapecoense que estariam fora da lista de contemplados.

Além de paulistas e catarinenses, Botafogo, Santos, Bahia e Fluminense também jogarão a Sul-americana 2019. A competição ainda poderá receber mais brasileiros. Os clubes que terminarem em 3º lugar na Fase de Grupos da Libertadores terão uma chance no segundo torneio mais importante da América do Sul.

Cruzeiro e Athletico, que estavam na zona da Sul-americana, garantiram vagas na Fase de Grupos da Libertadores por conta dos seus títulos. Atlético Mineiro, São Paulo, Internacional, Flamengo, Palmeiras e Grêmio também disputarão o principal torneio sul-americano. Galo e São Paulo, porém, começarão a disputa na Segunda Fase.

Se nem todos os clubes do Brasileirão estarão nos torneios sul-americanos é fato que os 20 disputarão a Copa do Brasil. Os integrantes do G6 (Palmeiras, Flamengo, Internacional, Grêmio, São Paulo e Atlético Mineiro), assim como os campeões da Sul-americana (Athletico Paranaense), da Copa do Brasil (Cruzeiro) e da Série B (Fortaleza) entrarão apenas nas oitavas de final. O restante terá que jogar o torneio desde o início.