São Paulo - A Copa da Ásia inchou para a edição de 2019. O torneio passou de 16 para 24 seleções. Entre os países que brigam pelo título, Filipinas, Quirguistão e Iêmen são os debutantes. O trio, no entanto, sentiu a pressão e foi derrotado na estreia. O pior tropeço ocorreu com o Iêmen na última segunda-feira.
A Seleção Iemenita apanhou de 5 a 0 do Irã pelo Grupo C. Os iranianos são um dos oito campeões da Copa da Ásia. O próximo desafio do Iêmen será contra outro campeão, o Iraque no sábado. Já Filipinas e Quirguistão estão no Grupo C e foram despachados por China (2 a 1) e Coreia do Sul (1 a 0), respectivamente. Os sul-coreanos também estão entre os países com troféus erguidos.Na 2ª rodada, a Seleção de Filipinas tentará desencantar contra a China na sexta-feira. No mesmo dia, o Quirguistão pegará a Coreia do Sul. Se o trio é estreante, Irã e Coreia do Sul são as seleções mais experientes na Copa da Ásia 2019. A dupla disputa o torneio pela 14ª vez na história.
China (12), Arábia Saudita (10), Qatar (10) e o anfitrião Emirados Árabes Unidos (10) também estão entre os países com dez ou mais presenças na Copa da Ásia. A atual campeã Austrália, por sua vez, defende o título em sua quarta participação.
Regulamento:
As 24 seleções, separadas em seis grupos de quatro países cada, se enfrentarão dentro das próprias chaves. As duas melhores de cada grupo e as quatro melhores 3ª colocadas no geral passarão para as oitavas de final.
Esta fase, assim como as quartas de final, semifinal e final serão disputadas em apenas um jogo. Em caso de empate, a partida terá prorrogação e, se necessário, pênaltis.