Portal Eventos
Carioca Série A
Em 10 de janeiro de 2019 às 16:08

Onze Campeonatos Estaduais terão confrontos entre campeões das Séries A, B, C ou D do Brasileirão

Quatro campeonatos contarão com vencedores das quatro divisões nacionais

da Redação -

São Paulo - Os Campeonatos Estaduais 2019 começarão pra valer no fim de semana de 19 de janeiro. Entre tantos clubes participantes haverá aqueles que já foram campeões das Séries A, B, C ou D do Brasileirão. Nesta quinta-feira, o Sr. Goool começou sua saga por estes Estaduais com confrontos entre vencedores nacionais. O primeiro dos 11 Estaduais foi o Cearense. Lá, Guarany e Ferroviário, campeão da Série D, se enfrentaram pela Primeira Fase e ainda poderão pegar o Fortaleza, vencedor da Série B, na Segunda Fase.

Há, no entanto, quatro Estaduais que chamam a atenção. São campeonatos com campeões em todas as divisões. Cariocão, Mineiro, Paranaense e Paulistão terão clubes que deram a volta olímpica nas Séries A, B, C e D. No Rio de Janeiro, por sinal, a quarta-feira teve embate de campeões da Série C. O Macaé, dono do troféu de 2014, foi derrotado pelo líder Americano, campeão em 1987.

 Americano é um dos campeões nacionais que estão no Campeonato Carioca 2019!João Victor Pecly / AmericanoAmericano é um dos campeões nacionais que estão no Campeonato Carioca 2019!
Por conta da derrota, o Macaé já não tem mais chance de chegar até a fase principal do Cariocão e terá que lutar contra o rebaixamento. Situação diferente do Americano. Na fase principal haverá vencedores das Séries A, B, C e D. Em números de vencedores, enquanto isso, os paulistas largam na frente com dez campeões, ante sete de cariocas e mineiros.

Outros estados, porém, também terão seus duelos de campeões nacionais. Todos terão atenção especial do Sr. Goool. São os casos dos Estaduais Brasiliense, Catarinense, Gaúcho, Goiano, Paraense, Paranaense e Pernambucano. Nestas curiosidades da bola há um clube que chama a atenção.

O Sampaio Corrêa, no Maranhense, não terá nenhum adversário com título nacional. A Bolívia Querida, no entanto, ostenta com orgulho seus títulos na Série B (1972), na Série C (1997) e na Série D (2012). O Sampaio é o único campeão em três divisões diferentes.