Distrito Federal - O Campeonato Brasiliense, entre os 11 Estaduais que terão confrontos de campeões nacionais, é o único que não contará com clubes nas Séries A, B ou C do Campeonato Brasileiro em 2019. Brasiliense e Gama, os maiores clubes do Distrito Federal, são aqueles que já deram a volta olímpica pelas divisões do Brasileirão. O Campeonato Brasiliense começará em 26 de janeiro.
O Gama foi o primeiro clube do Distrito Federal a levantar um título nacional. O Periquito garantiu a Série B em 1998. O Brasiliense, por sua vez, ostenta a conquista da Série C de 2002. Dois anos depois, o Jacaré também abocanhou o segundo escalão nacional.O clássico verde e amarelo entre Gama e Brasiliense será visto na 9ª rodada do Candangão 2019. O Jacaré, antes, estreará contra o Santa Maria no Mané Garrincha, em Brasília, em 26 de janeiro, às 16h30. Já o Gama, no dia seguinte, às 16h30, terá pela frente o Bolamense no Bezerrão.
Os donos das melhores campanhas terão a vantagem de decidir em casa e de jogar por dois resultados iguais. O mesmo acontecerá na semifinal.
Já a final terá as duas partidas no Mané Garrincha e, com isso, não haverá vantagem. Em caso de resultados iguais, a decisão será nos pênaltis.
O campeão e o vice terão vagas na Série D do Brasileirão e na Copa do Brasil. As vagas para a Copa Verde ficarão com o 3º e 4º colocados.