Rio Grande do Sul - Grêmio e Juventude, pela 3ª rodada, em 27 de janeiro, farão o primeiro confronto entre campeões nacionais pelo Campeonato Gaúcho. O Estadual do Rio Grande do Sul terá três embates entre vencedores das Séries A e B do Brasileirão. O Gauchão, aliás, é um dos 11 Estaduais com duelos entre campeões nacionais.
Na 6ª rodada, em 10 de fevereiro, o Juventude receberá o Internacional em Caxias do Sul. Já o Gre-Nal está marcado para a 10ª e penúltima rodada em 10 de março. O confronto será na Arena do Grêmio. O Tricolor, aliás, será o mandante em seus dois confrontos ante rivais com títulos nacionais.O Grêmio, por sinal, ostenta títulos das Séries A e B do Brasileirão. O Imortal faturou a elite em 1981 e 1996. A Série B, enquanto isso, foi ganha em 2005. O Juventude, por sua vez, apresenta o título do segundo escalão nacional em 1994. Já o Internacional acumula as voltas olímpicas da Série A em 1975, 1976 e 1979.
Os três clubes estiveram na Série B. O Colorado, no entanto, foi o único que não conseguiu ganhar a divisão. O Inter subiu em 2017 com o vice-campeonato. Naquela oportunidade, os colorados ficaram a dois pontos do campeão América Mineiro (73 e 71).
Na semifinal, o classificado do confronto entre o 1º e o 8º colocado das quartas de final enfrentará o vencedor do duelo entre o 4º e o 5º colocado. Já o classificado do embate entre o 2º e o 7º colocado desafiará o vencedor do jogo entre o 3º e o 6º colocado.
Os três melhores colocados terão vagas garantidas na Copa do Brasil 2020. O melhor colocado, entre aqueles que não participarão das Séries A, B ou C, terá vaga na Série D do Brasileirão 2020.