Goiás - Atlético Goianiense, Goiás e Vila Nova desfilarão seus títulos nacionais pelo Campeonato Goiano 2019. O trio de Goiânia acumula sete conquistas pelas Séries B e C do Campeonato Brasileiro. O Goianão, aliás, é um dos 11 Estaduais com duelos entre vencedores nacionais. O Dragão é o clube do estado com o maior número de troféus pelas divisões do Brasileirão.
A saga do Rubro-negro começou em 1990 com a Série C. No último ano antes da criação da Série D, o Atlético voltou a vencer a divisão em 2008. Em 2016, o Dragão faturou a Série B. Entre os goianos, o Goiás é o recordista no segundo escalão nacional. O Esmeraldino ganhou as edições de 1999 e 2012. Esta última já nos pontos corridos.O Vila Nova, por sua vez, não tem títulos da Série B, mas acumula duas voltas olímpicas na Série C. O primeiro feito ocorreu em 1996 e o segundo em 2015 já quando o Brasileirão contava com quatro divisões. E o Vila Nova estará no primeiro duelo de campeões do Goianão. O Tigrão visitará o Goiás na 3ª rodada.
Na 5ª rodada, novamente como mando de campo do Esmeraldino, o Goiás pegará o Atlético. Serão jogos de ida e volta. Como Atlético e Vila estão no mesmo grupo, não poderão se enfrentar durante a Primeira Fase.
Os duelos das quartas de final serão de ida e volta. Em caso de empate na pontuação e no saldo de gols haverá disputa por pênaltis. A semifinal (1º colocado no geral x 4º colocado no geral e 2º no geral x 3º no geral) terá o mesmo regulamento e os mandos de campo serão definidos através das melhores campanhas na somatória das fases anteriores. A final também terá jogos de ida e volta.