Minas Gerais - O Campeonato Mineiro contará com campeões das Séries A, B, C e D do Brasileirão na edição 2019. O Estadual de Minas Gerais é um dos quatro com vencedores das quatro divisões nacionais. Os outros três são o Cariocão, o Paranaense e o Paulistão. Destaque maior fica por conta do Cruzeiro, vencedor da Taça Brasil em 1966 e do Brasileirão em 2003, 2013 e 2014. Estes três últimos títulos foram durante os pontos corridos.
O rival Atlético, por sua vez, ostenta apenas a conquista de 1971. Só Galo e Raposa defenderão as cores do estado na elite nacional. O Atlético ainda tem a conquista da Série B em 2006, primeiro ano dos pontos corridos. No segundo escalão nacional, no entanto, o maior campeão do estado é o América com as voltas olímpicas de 1997 e 2017.Ainda na Série B, os mineiros festejaram o título do Villa Nova em 1971. Na Série C, enquanto isso, o último troféu levantado foi do Boa Esporte em 2016. Antes, o América Mineiro soltou o grito entalado na garganta em 2009. Aquela foi a primeira temporada em que o Brasileirão passou a contar com quatro escalões.
Na Série D, aliás, Minas Gerais é o maior vencedor ao lado do Ceará. O Tupi foi campeão em 2011, enquanto o Tombense faturou a última divisão do Brasileirão em 2014. Todos estes clubes estarão no Estadual Mineiro em 2019 que começará com o embate de vencedores nacionais Tupi x Tombense em Juiz de Fora, além de Atlético e Boa Esporte em Belo Horizonte.
Os duelos das quartas de final serão em partida única (1º x 8º, 2º x 7º e assim por diante). Na semifinal e final, os clubes jogarão no sistema de mata-mata em jogos de ida e volta. Os dois melhores classificados poderão escolher se desejam jogar a primeira ou a segunda partida em casa nas semifinais. Em caso de empate na pontuação e no saldo de gols, os donos da melhor campanha avançarão para a final.
Na final, o dono da melhor campanha também poderá escolher se deseja atuar o primeiro ou o segundo jogo em casa. Em caso de empate na pontuação e no saldo de gols, o responsável pela melhor campanha será declarado campeão.