Portal Eventos
Mineiro Módulo I
Em 13 de janeiro de 2019 às 10:03

Campeonato Mineiro 2019 contará com campeões das Séries A, B, C e D do Brasileirão

Estadual de Minas Gerais é um dos quatro com vencedores de todas as divisões nacionais

da Redação -

Minas Gerais - O Campeonato Mineiro contará com campeões das Séries A, B, C e D do Brasileirão na edição 2019. O Estadual de Minas Gerais é um dos quatro com vencedores das quatro divisões nacionais. Os outros três são o Cariocão, o Paranaense e o Paulistão. Destaque maior fica por conta do Cruzeiro, vencedor da Taça Brasil em 1966 e do Brasileirão em 2003, 2013 e 2014. Estes três últimos títulos foram durante os pontos corridos.

O rival Atlético, por sua vez, ostenta apenas a conquista de 1971. Só Galo e Raposa defenderão as cores do estado na elite nacional. O Atlético ainda tem a conquista da Série B em 2006, primeiro ano dos pontos corridos. No segundo escalão nacional, no entanto, o maior campeão do estado é o América com as voltas olímpicas de 1997 e 2017.

Ainda na Série B, os mineiros festejaram o título do Villa Nova em 1971. Na Série C, enquanto isso, o último troféu levantado foi do Boa Esporte em 2016. Antes, o América Mineiro soltou o grito entalado na garganta em 2009. Aquela foi a primeira temporada em que o Brasileirão passou a contar com quatro escalões.

Na Série D, aliás, Minas Gerais é o maior vencedor ao lado do Ceará. O Tupi foi campeão em 2011, enquanto o Tombense faturou a última divisão do Brasileirão em 2014. Todos estes clubes estarão no Estadual Mineiro em 2019 que começará com o embate de vencedores nacionais Tupi x Tombense em Juiz de Fora, além de Atlético e Boa Esporte em Belo Horizonte.

 Cruzeiro é o maior campeão brasileiro de Minas Gerais com uma Taça Brasil e três Série A!Washington Alves / CruzeiroCruzeiro é o maior campeão brasileiro de Minas Gerais com uma Taça Brasil e três Série A!
Regulamento:
Os 12 clubes se enfrentarão em jogos apenas de ida. Os quatro primeiros colocados se classificarão para as quartas de final. Já os dois últimos colocados serão rebaixados.

Os duelos das quartas de final serão em partida única (1º x 8º, 2º x 7º e assim por diante). Na semifinal e final, os clubes jogarão no sistema de mata-mata em jogos de ida e volta. Os dois melhores classificados poderão escolher se desejam jogar a primeira ou a segunda partida em casa nas semifinais. Em caso de empate na pontuação e no saldo de gols, os donos da melhor campanha avançarão para a final.

Na final, o dono da melhor campanha também poderá escolher se deseja atuar o primeiro ou o segundo jogo em casa. Em caso de empate na pontuação e no saldo de gols, o responsável pela melhor campanha será declarado campeão.