Pará - Se o maior clássico do Pará envolve Paysandu e Remo, os confrontos entre campeões nacionais irão além no Campeonato Paraense 2019. Afinal, além da dupla Re-Pa, o São Raimundo também já deu a volta olímpica em divisões do Brasileirão. O clube de Santarém foi o primeiro campeão da Série D, em 2009. O Estadual do Pará é um dos 11 com duelos entre vencedores nacionais.
Quatro anos antes, o Remo garantiu seu título nacional ao conquistar a Série C. O Paysandu, por sua vez, está entre os maiores ganhadores da Série B. A primeira volta olímpica do Papão no segundo escalão nacional foi em 1991. Dez anos depois, o Paysandu voltou a ganhar a divisão. O primeiro confronto entre estes vencedores será já na 2ª rodada.O Remo, em Belém, receberá o São Raimundo em 26 de janeiro. Duas rodadas depois, em 10 de fevereiro, o Leão voltará a ser mandante, agora, ante o Paysandu. São jogos de ida e volta na fase inicial do Paraense. São Raimundo e Paysandu, porém, não se enfrentarão na Classificatória por estarem no mesmo grupo.
Na semifinal (1º do A1 x 2º do A1 e 1º do A2 x 2º do A2), disputa do 3º lugar e final serão jogos de ida e volta. Em caso de igualdade no número de pontos e saldo de gols, a decisão será nos pênaltis.
O campeão, o vice e o 3º colocado terão vagas na Copa do Brasil 2020. Os dois primeiros colocados ainda se classificarão à Série D do Brasileirão 2020. O campeão também garantirá vaga na Copa Verde 2020.