Portal Eventos
Paulistão Série A1
Em 14 de janeiro de 2019 às 08:33

Paulistão 2019 contará com nove campeões nacionais e 40 títulos das Séries A, B, C e D

Estadual de São Paulo está entre aqueles com vencedores em todas as divisões do Brasileirão

da Redação -

São Paulo - Não faltará atração no Campeonato Paulista. A edição 2019, segundo levantamento do Sr. Goool, terá nove campeões nacionais e nada menos do que 40 títulos das Séries A, B, C e D do Brasileirão. O Estadual de São Paulo é um dos quatro que registram vencedores em todas as quatro divisões nacionais. Destaque para o Palmeiras, atual campeão da elite e maior vencedor nacional do país.

O Verdão chegou a dez títulos, sendo dois da Taça Brasil, dois do Torneio Roberto Gomes Pedrosa e seis do Brasileirão. Sem falar que o Alviverde ainda ostenta as voltas olímpicas da Série B de 2003 e 2013. O Corinthians, com seis troféus da Série A, também acumula uma comemoração no segundo escalão nacional em 2008.

O mesmo acontece com o Guarani. O Bugre venceu o Brasileirão em 1978 e faturou a Série B em 1981. Na Série A, os paulistas ainda se orgulham dos oito títulos do Santos e dos seis do São Paulo. Na Série B, além dos já citados, há também a volta olímpica do Bragantino em 1989. O Braga, por sinal, ainda ganhou a Série C em 2007.

O Ituano, por sua vez, comemorou a divisão em 2003. O Oeste, contudo, foi o último clube do estado a festejar na Série C. O Rubro venceu a edição de 2012. Por fim, o Botafogo é o único clube paulista que já levantou a Série D. O Tricolor foi o melhor de todos em 2015. Na rodada inicial do Paulistão, que começará em 19 de janeiro, o único confronto entre campeões será Bragantino x Guarani em Bragança Paulista.

 Palmeiras faturou a última edição do Brasileirão e se manteve como o maior campeão nacional!Cesar Greco / PalmeirasPalmeiras faturou a última edição do Brasileirão e se manteve como o maior campeão nacional!
Regulamento:
Os 16 clubes, divididos em quatro grupos de quatro times cada, enfrentarão os rivais das outras chaves em turno único na Primeira Fase. Os dois melhores de cada grupo avançarão às quartas de final. Os dois piores colocados no geral, por outro lado, serão rebaixados à Série A2. Já os clubes que ficarem entre o 9º e o 14º lugar disputarão o Troféu do Interior, com exceção dos clubes da capital e do Santos.

Os seis clubes do Troféu do Interior serão divididos em dois grupos com três times cada. Em turno único, os clubes de um grupo enfrentarão os rivais do outro grupo. Os líderes dos dois grupos farão a final, em jogos de ida e volta, na briga por uma vaga à Copa do Brasil.

Nas quartas de final, o líder do Grupo A enfrentará o vice-líder do Grupo A e assim por diante. Serão jogos de ida e volta. Na semifinal, o dono da melhor campanha no geral pegará o responsável pela 4ª campanha e o 2º enfrentará o 3º. No mata-mata, em caso de empate nos pontos e no saldo de gols, a decisão será nos pênaltis.

Os três melhores colocados terão vagas na Série D 2020, excluindo-se aqueles com vagas nas Séries A, B e C. Os dois melhores colocados e o campeão do interior terão vagas na Copa do Brasil 2020.