Rio de Janeiro - O Campeonato Carioca conheceu, no último domingo, os dois últimos integrantes da Taça Guanabara e da Taça Rio. Resende e Americano se classificaram na Preliminar e estarão entre os grandes do estado. O Americano, aliás, se juntará a outros campeões nacionais. O Macaé, no entanto, não teve a mesma competência e terá que lutar contra o rebaixamento. O Leão ostenta o título da Série C de 2014. O Cariocão é um dos quatro Estaduais com vencedores nas Séries A, B, C e D.
Garantido na fase principal do Estadual Carioca, o Americano foi campeão da Série C em 1987. Naquela oportunidade não teve decisão e o título foi dividido com o Operário-MS. Falando em Série C, o Fluminense também está entre os vencedores. O Tricolor levantou o troféu em 1999. O clube das Laranjeiras também acumula quatro voltas olímpicas na Série A.Botafogo, Flamengo e Vasco são os outros cariocas com títulos no Brasileirão. Os alvinegros ainda venceram a Série B. Se o Vasco deu a volta olímpica em 2009, o Botafogo foi campeão do segundo escalão nacional em 2015. Já na Série D, o único título do estado tem o carimbo do Volta Redonda. Em 2016, o Voltaço subiu de divisão com o título na mão.
O Volta Redonda, aliás, abrirá o Cariocão em um duelo de vencedores nacionais ante o Fluminense pelo Grupo B. Este será o único confronto de campeões na rodada de abertura. Americano, Fluminense, Vasco e Volta Redonda estão no Grupo B, enquanto Botafogo e Flamengo aparecem no Grupo C.
Agora, caso tenha dois campeões diferentes na Taça Guanabara e na Taça Rio, esses clubes terão vantagem do empate na semifinal. Na final, o melhor de todos, poderá escolher entre atuar a primeira ou a segunda partida em casa. Em caso de empate, a decisão será nos pênaltis.