Santa Catarina - O Campeonato Catarinense abrirá seus trabalhos já nesta quarta-feira, antes da data estipulada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) - 19 de janeiro. O Estadual de Santa Catarina será o primeiro entre aqueles com clubes do Brasileirão a colocar a bola para rolar. No caso do Cearense, que já começou, a dupla da Série A - Ceará e Fortaleza - entrará só mais pra frente. E o Catarinense começará com um clube que não vence fora desde março do ano passado. A tabela completa, o regulamento e o simulador já estão no Sr. Goool.
O Joinville passou todo o segundo semestre de 2018 sem festejar na casa dos rivais. O JEC não vence fora desde 25 de março, quando meteu 1 a 0 no Concórdia pela 16ª rodada do Catarinense. Foram só dois triunfos no Estadual passado. Na Série C, o Tricolor passou em branco - um empate e oito derrotas.Como se isso não bastasse, o Joinville estreará no Estadual ante o Brusque no Estádio Augusto Bauer às 19 horas. Tubarão e Hercílio Luz também jogarão na quarta-feira, mas às 21 horas. A rodada inicial seguirá na quinta. O atual campeão Figueirense enfrentará o Criciúma no Heriberto Hülse. Presentes na Série A, Chapecoense e Avaí pegarão adversários que conquistaram o acesso - Marcílio Dias e Metropolitano, respectivamente.
Na final, o dono da melhor campanha será o mandante e, em caso de empate, a decisão será nos pênaltis.
O campeão, o vice e o 3º colocado garantirão vagas na Copa do Brasil 2020. Os três melhores colocados do Estadual, desconsiderando aqueles garantidos nas Séries A, B e C, terão vagas na Série D do Brasileirão 2020.