Portal Eventos
Gaúcho 1ª Divisão
Em 17 de janeiro de 2019 às 12:25

Grêmio tentará encerrar jejum de mais de uma década; Gauchão começará neste sábado

Favoritos, Tricolor e Internacional estrearão fora de casa pelo Estadual do Rio Grande do Sul

da Redação -

Rio Grande do Sul - O Grêmio começará sua caminhada no Campeonato Gaúcho neste domingo, às 17 horas, contra o Novo Hamburgo, no Estádio do Vale. O Imortal, além de defender o título, tentará encerrar seu jejum de 12 anos se garantir um bicampeonato, segundo levantamento do Sr. Goool. A tabela completa, o regulamento e o simulador de jogos já estão disponíveis no Sr. Goool.

O Imortal não dá duas voltas olímpicas seguidas desde a dobradinha de 2006 e 2007. Neste período, o rival Internacional foi bicampeão em 2008 e 2009 e ainda garantiu o hexacampeonato entre 2011 e 2016. O Colorado, aliás, abrirá a edição 2019 do Gauchão no sábado, às 19 horas, contra o São Luiz.

O atual Gauchão terá mais rivalidade com inúmeros clássicos. O Gre-Nal, maior de todos, acontecerá só em 10 de março pela 10ª e penúltima rodada. O Estadual também terá a volta do duelo entre Brasil e Pelotas. Apesar do clássico Bra-Pel ser válido pela 5ª rodada, tal duelo será jogado em 10 de março. Também acontecerá o Ca-Ju entre Caxias e Juventude em 2 de março, além de Aimoré e Novo Hamburgo no clássico do Sinos.

 Grêmio tentará seu primeiro bicampeonato no Gauchão durante a atual década!Lucas Uebel / GrêmioGrêmio tentará seu primeiro bicampeonato no Gauchão durante a atual década!
Regulamento:
Os 12 clubes se enfrentarão em jogos apenas de ida. Os oito melhores colocados se classificarão para as quartas de final, enquanto os dois piores serão rebaixados para a 2ª divisão. O mata-mata será todo disputado em jogos de ida e volta.

Na semifinal, o classificado do confronto entre o 1º e o 8º colocado das quartas de final enfrentará o vencedor do duelo entre o 4º e o 5º colocado. Já o classificado do embate entre o 2º e o 7º colocado desafiará o vencedor do jogo entre o 3º e o 6º colocado.

Os três melhores colocados terão vagas garantidas na Copa do Brasil 2019. O melhor colocado, entre aqueles que não participarão das Séries A, B ou C, terá vaga na Série D do Brasileirão 2019.