Pará - O Campeonato Paraense até começará neste sábado, mas o atual campeão não estará em campo. O Remo teve seu jogo ante o Tapajós adiado após o Estádio Mangueirão, em Belém, ser interditado. O principal palco do Pará foi fechado depois que pedaços de reboco caíram e danificaram assentos das arquibancadas. O Mangueirão não receberá partidas em janeiro. A tabela completa, o regulamento e o simulador estão no Sr. Goool!
O primeiro fim de semana do Estadual Paraense, aliás, não terá os dois principais clubes. Afinal, o Paysandu entrará em campo apenas em 23 de janeiro, quando receberá o São Francisco na Curuzu. Caberá a Bragantino e Paragominas abrirem a edição 2019 do Parazão.O Re-Pa, enquanto isso, acontecerá na 4ª e penúltima rodada do turno com mando de campo do Remo em 10 de fevereiro. A volta terá o Paysandu como mandante em 24 de março pela 9ª rodada. Este ano, o Estadual recebeu o Tapajós, fora da elite desde 2016, e o São Francisco, que havia caído em 2017.
Na semifinal (1º do A1 x 2º do A1 e 1º do A2 x 2º do A2), disputa do 3º lugar e final serão jogos de ida e volta. Em caso de igualdade no número de pontos e saldo de gols, a decisão será nos pênaltis.
O campeão, o vice e o 3º colocado terão vagas na Copa do Brasil 2020. Os dois primeiros colocados ainda se classificarão à Série D do Brasileirão 2020. O campeão também garantirá vaga na Copa Verde 2020.