São Paulo - O Campeonato Brasileiro da Série A, assim como a Série B, terá amplo domínio dos clubes paulistas. A Edição 2013 do Brasileirão contará com cinco representantes do Estado de São Paulo. Mesmo com a queda do Palmeiras e o não acesso de clubes paulistas na Série B, o Estado de São Paulo segue sendo a maioria na principal competição nacional.
Sem falar que o Corinthians - campeão paulista - é um dos grandes favoritos ao título. Santos, que está próximo de vender Neymar, e São Paulo ainda são incógnitas e buscam afirmação. A Ponte Preta surge como surpresa, enquanto a Portuguesa pode brigar contra o rebaixamento.O segundo pelotão é do Rio de Janeiro. Mesmo com o Campeonato Carioca irregular e sem público, o quarteto da capital (Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco) segue como representantes do Estado. No terceiro lugar há empate técnico entre quatro Estados. Mas Bahia e Paraná são os vencedores.
O Vitória conquistou o acesso e reencontrará o rival Bahia na elite. O mesmo acontecerá com Atlético Paranaense, que subiu de divisão, e Coritiba. Outra novidade no Brasileirão será o Goiás, atual campeão da Série B. O Esmeraldino ainda chega respaldado pelo título estadual. A situação do Criciúma é bem parecida. Após subir na Série B, o Tigre ainda faturou o título catarinense.
O Brasileirão começará neste sábado com quatro partidas. A disputa segue sendo por pontos corridos. Após jogos de ida e volta, o clube que somar o maior número de pontos será o campeão.
Confira os clubes do Brasileiro separados por Estados:
Bahia (2)
Bahia e Vitória
Goiás (1)
Goiás
Minas Gerais (2)
Atlético Mineiro e Cruzeiro
Paraná (2)
Atlético Paranaense e Coritiba
Pernambuco (1)
Náutico
Rio de Janeiro (4)
Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco
Rio Grande do Sul (2)
Grêmio e Internacional
Santa Catarina (1)
Criciúma
São Paulo (5)
Corinthians, Ponte Preta, Portuguesa, Santos e São Paulo