São Paulo - A Copa pode ser América, mas em 2019 terá convidados asiáticos. O Qatar, próximo anfitrião da Copa do Mundo, debutará no torneio da América do Sul. Outro "intruso" na Copa América, que acontecerá no Brasil, será o Japão. Os japoneses, no entanto, já estiveram na competição em 1999, quando foram eliminados logo na Primeira Fase. A CONMEBOL, na última quinta-feira, sorteou os grupos da próxima edição.
O anfitrião Brasil até pode ser o recordista em participações na Copa do Mundo, mas na Copa América para no 5º lugar com 36 presenças. O recordista no quesito é o Uruguai. O maior campeão da Copa América estará no torneio pela 44ª vez. A Argentina aparece na vice-liderança com 42 participações. Apenas estes dois países já romperam a marca de 40 torneios.O Chile, por sua vez, também fica à frente do Brasil com 39 participações, duas a mais do que o Paraguai, outra seleção que supera os brasucas. Já o Peru está com 32 presenças. Equador e Bolívia aparecem com 27 participações cada, enquanto a Colômbia irá para a sua 22ª. O novato entre os sul-americanos é a Venezuela, 18.
Regulamento:
A Copa América 2019 será disputada no Brasil e contará com 12 seleções divididas em três grupos com quatro países cada. Após jogos em turno único dentro dos próprios grupos, as duas melhores seleções de cada grupo avançarão, assim como os dois melhores 3ºs colocados por índice técnico.
Nas quartas de final e semifinal, em caso de empate, a decisão será nos pênaltis. Já na final, em caso de igualdade, haverá prorrogação e, se necessário, pênaltis.