Portal Eventos
Brasiliense 1ª Divisão
Em 25 de janeiro de 2019 às 16:01

Candangão 2019 começará sábado; Destaque estará fora de campo e com a bandeira na mão

Leila Cruz se tornou a primeira mulher do Distrito Federal a receber o escudo da FIFA

da Redação -

Distrito Federal - O Campeonato Brasiliense 2019 começará neste sábado, mas o atual campeão Sobradinho estreará só no domingo. O destaque desta temporada, no entanto, estará fora de campo. A assistente Leila Cruz se tornou a primeira mulher do Distrito Federal a receber o escudo da FIFA. Ela passou a integrar o quadro da entidade máxima do futebol neste ano. A tabela completa, o regulamento e o simulador do Candangão já estão no Sr. Goool.

Natural de Luziânia, Leila Naiara Moreira Cruz tem 30 anos e se formou em 2013. Já no ano seguinte, ela começou a apitar. A estreia foi no duelo entre Brasília e Formosa pelo Candangão. O escudo da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) foi ganho em 2015 e, desde então, ela trabalhou em torneios da entidade como as Séries B, C e D do Brasileirão, além da Copa do Brasil e Copa Verde. Já são 45 partidas.

Formada em Educação Física, Leila Cruz trabalhava em uma academia até decidir fazer o curso de arbitragem. O primeiro desafio da assistente com o escudo branco da FIFA no peito será justamente do campeão Sobradinho ante o Capital - campeão da 2ª divisão -, às 11 horas, no Augustinho Lima.

 Leila Cruz atuará a temporada 2019 com o escudo branco da FIFA no peito!Lucas Figueiredo / CBFLeila Cruz atuará a temporada 2019 com o escudo branco da FIFA no peito!
A reedição da final de 2018 entre Sobradinho e Brasiliense, enquanto isso, acontecerá só na 10ª e penúltima rodada da Primeira Fase. O clássico verde e amarelo entre Gama e Brasiliense, por sua vez, será visto na 9ª rodada. O Jacaré, antes, estreará contra o Santa Maria no Mané Garrincha. Já o Gama terá pela frente o Bolamense no Bezerrão. Como todo ano, o campeonato do Distrito Federal terá clubes goianos (Formosa e Luziânia) e mineiro (Paracatu).

Regulamento:

Os 12 clubes, na Primeira Fase, se enfrentarão em turno único. Os dois piores colocados serão rebaixados. Já os oito melhores colocados estarão garantidos nas quartas de final (1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º).

Os donos das melhores campanhas terão a vantagem de decidir em casa e de jogar por dois resultados iguais. O mesmo acontecerá na semifinal.

Já a final terá as duas partidas no Mané Garrincha e, com isso, não haverá vantagem. Em caso de resultados iguais, a decisão será nos pênaltis.

O campeão e o vice terão vagas na Série D do Brasileirão e na Copa do Brasil. As vagas para a Copa Verde ficarão com o 3º e 4º colocados.