São Paulo - A Copa do Brasil aumentou, mas a diversidade, não! A Terceira Fase começará com amplo domínio dos principais clubes brasileiros. Dos 14 representantes da Série A, nove seguem na briga pelo título e pela vaga na Libertadores 2014.
Náutico e Portuguesa foram as grandes decepções ao serem eliminados ainda na Primeira Fase. Bahia, Coritiba e Vitória caíram uma fase adiante. Ainda sem duelos entre clubes da Série A, Atlético Paranaense, Botafogo, Criciúma, Cruzeiro, Flamengo, Goiás, Internacional, Ponte Preta e Santos serão os representantes do Brasileirão na Copa BR.
A lista da Série A, porém, irá aumentar nas oitavas-de-final. Em 2013, os clubes da Libertadores: Grêmio, Fluminense, Corinthians, Atlético Mineiro e Palmeiras também vão disputar a Copa do Brasil. O Vasco ficou com a vaga do São Paulo que defenderá o título na Copa Sul-americana.O facão foi maior em relação aos clubes da Série B. Ao todo 15 clubes entraram na disputa, mas só restaram cinco. Para piorar, ABC, América Mineiro, ASA, Atlético Goianiense e Figueirense terão pela frente rivais da elite nacional. Boa Esporte, Paraná e São Caetano, por outro lado, pisaram na bola e caíram logo de cara.
Os combatentes da Série C na Terceira Fase da Copa do Brasil são apenas três. Mas já há um duelo entre clubes da mesma divisão marcado para a atual fase. Fortaleza e Luverdense ficarão frente a frente, enquanto o CRAC jogará diante do Santos. O terceiro escalão do futebol nacional iniciou a Copa do Brasil com 11 clubes.
Ida e volta!
A Primeira Fase, ao todo, teve sete clubes classificados sem a necessidade do duelo de volta. Esse número caiu para apenas três na Segunda Fase. A partir da Terceira Fase já não há mais esta possibilidade. Todos os duelos terão que ter dois jogos, independentemente, do resultado de ida.
Cruzeiro e Grêmio, com quatro títulos cada, são os maiores vencedores da Copa do Brasil. O Corinthians soma três conquistas, seguido por Flamengo e Palmeiras - atual campeão -, com duas. A lista com um título conta com Vasco, Santos, Sport, Fluminense, Paulista, Santo André, Juventude, Internacional e Criciúma.
Regulamento:
Com 87 clubes, a Copa do Brasil 2013 será disputada em sistema de mata-mata ao longo de sete fases. Nas duas primeiras, o clube visitante estará livre da partida de volta se vencer por dois ou mais gols de diferença. O campeão terá vaga assegurada na Libertadores 2014.
Confira os clubes das Séries A, B e C na Copa do Brasil:
SÉRIE A
Atlético Paranaense
Bahia (eliminado na Segunda Fase)
Botafogo
Coritiba (eliminado na Segunda Fase)
Criciúma
Cruzeiro
Flamengo
Goiás
Internacional
Náutico (eliminado na Primeira Fase)
Ponte Preta
Portuguesa (eliminada na Primeira Fase)
Santos
Vitória (eliminado na Segunda Fase)
SÉRIE B
ABC
América de Natal (eliminado na Segunda Fase)
América Mineiro
ASA
Atlético Goianiense
Avaí (eliminado na Segunda Fase)
Boa Esporte (eliminado na Primeira Fase)
Bragantino (eliminado na Segunda Fase)
Ceará (eliminado na Segunda Fase)
Figueirense
Joinville (eliminado na Segunda Fase)
Paraná (eliminado na Primeira Fase)
Paysandu (eliminado na Segunda Fase)
São Caetano (eliminado na Primeira Fase)
Sport (eliminado na Segunda Fase)
SÉRIE C
Águia (eliminado na Primeira Fase)
Betim (eliminado na Segunda Fase)
Caxias (eliminado na Primeira Fase)
CRAC
CRB (eliminado na Segunda Fase)
Fortaleza
Grêmio Barueri (eliminado na Primeira Fase)
Guarani (eliminado na Primeira Fase)
Luverdense
Sampaio Corrêa (eliminado na Primeira Fase)
Santa Cruz (eliminado na Segunda Fase)