Ceará - O Guarani se juntou ao Iguatu e também foi rebaixado no Campeonato Cearense. Os dois clubes são os primeiros degolados nos Estaduais 2019. Quis o destino que o Iguatu, já na 2ª divisão, metesse 3 a 0 no Leão do Mercado na última quarta-feira e também o derrubasse. O Guarani, aliás, amargou sua primeira queda na década.
O clube de Juazeiro do Norte estava ininterruptamente na elite cearense desde 2010. Neste período, o Leão chegou a abocanhar o vice-campeonato em 2011 e o 3º lugar em 2016. A temporada passada, no entanto, já dava mostras que o clube do interior havia perdido força. O 8º lugar foi o primeiro aviso.A queda na atual temporada teve apenas uma vitória como visitante, um empate como mandante e cinco derrotas, sendo três ao lado da torcida e duas fora, além de um só gol marcado (pior ataque) e 12 tentos sofridos. A lanterna foi confirmada na última rodada.
O clube de Iguatu estava na elite desde o ano passado. Naquela temporada, o Azulão foi a grande surpresa ao ficar na 3ª colocação na Primeira Fase, atrás só de Fortaleza e Ceará. Na Segunda Fase, no entanto, o Iguatu não manteve a mesma pegada e terminou na penúltima colocação sem vitória.
Próxima fase!O campeão terá vagas na Copa do Nordeste e na Copa do Brasil. O melhor clube da Primeira Fase terá vaga na Copa do Brasil. Os dois melhores colocados no geral, com exceção dos representantes do estado nas Séries A, B e C, terão vagas na Série D.