Santa Catarina - A Chapecoense, campeã em 2016, terá a honra de abrir a edição 2016 da CONMEBOL Sul-americana nesta terça-feira, às 21h30 (horário de Brasília), contra o Unión La Calera no Chile. Chape e Independiente, aliás, são os únicos campeões presentes na etapa inicial do segundo torneio mais importante da América do Sul, segundo levantamento do Sr. Goool.
O Rojo, por sua vez, não estará presente na primeira semana de Sul-americana. O Independiente estreará só em 3 de abril contra o Deportivo Binacional, do Peru. O clube hermano é o maior vencedor da Sul-americana ao lado do Boca Juniors. O Rojo venceu as edições de 2010 e 2017.O Independiente ainda faz parte da lista de campeões da Libertadores que terão que disputar a Sul-americana nesta temporada. Santos, Racing, Argentinos Juniors, Colo-Colo, Once Caldas e Corinthians também venceram o torneio mais importante da América do Sul e estarão na "Sula" em 2019.
Enquanto isso, Unión-ARG, Once Caldas-COL, Deportes Antofagasta-CHI, Unión La Calera-CHI, Macará-EQU, Mushuc Runa-EQU, Deportivo Santani-PAR, Independiente-PAR, Binacional-PER e Zulia-VEN participarão pela primeira vez da Sul-americana.
Regulamento:
A Copa Sul-americana 2018 terá 54 clubes, sendo que dez terão vagas após eliminação na Libertadores. Na Primeira Fase, 44 clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta no formato de mata-mata. Gol fora de casa será considerado critério de desempate e, se necessário, a vaga será definida nos pênaltis.
A Segunda Fase terá os 22 clubes classificados na Primeira Fase, além de dez clubes da Libertadores - os dois com as melhores campanhas na Terceira Fase e os oito 3ºs colocados na Fase de Grupos. Esta fase também será eliminatória em jogos de ida e volta. Gol fora de casa será considerado critério de desempate e, se necessário, a vaga será definida nos pênaltis.
Com o mesmo formato de ida e volta serão jogadas as oitavas, quartas, semis e final. A final novamente poderá ter confrontos entre clubes do mesmo país. Não haverá mais a obrigatoriedade de, na semifinal, rivais do mesmo país se enfrentarem. O chaveamento será definido por sorteio.
A final será em partida única e campo neutro. Em caso de empate, haverá uma prorrogação de 30 minutos e, se necessário, disputa por pênaltis. O campeão entrará diretamente na Fase de Grupos da Libertadores e ainda terá vagas na Recopa Sul-Americana e na Copa Suruga.