Minas Gerais - O Atlético Mineiro, se depender do retrospecto em estreias nesta década, tem tudo para sair com um bom resultado ante o uruguaio Danubio nesta terça-feira, às 19h15 (horário de Brasília), na abertura da Segunda Fase da Libertadores. O confronto será realizado no Estádio Jardines del Hipódromo, em Montevidéu.
Segundo levantamento do Sr. Goool, o Galo esteve em cinco edições do torneio sul-americano nesta década e obteve três vitórias, um empate e só uma derrota ao longo das suas estreias. Em 2017, então última participação dos mineiros na Liberta, o Atlético arrancou empate, por 1 a 1, ante o Godoy Cruz na Argentina.Em 2013, ano do inédito título, a caminhada alvinegra começou com triunfo contra o São Paulo (2 a 1). O Galo ainda bicou o Zamora na Venezuela em 2014 (1 a 0) e o Melgar no Peru em 2016 (2 a 1). O único tropeço ocorreu ante o Colo-Colo em 2015, quando os brasileiros foram derrotados pelos chilenos fora de casa por 2 a 0.
O Atlético Mineiro, por sinal, é um dos três campeões que disputarão a Segunda Fase. O São Paulo acumula três voltas olímpicas e enfrentará o argentino Talleres. O primeiro confronto será na casa do rival na quarta-feira, às 21h30. Na quinta, o Atlético Nacional, dono de duas voltas olímpicas, pegará o venezuelano La Guaíra, o único estreante desta temporada.
Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG e River Plate-ARG, com quatro, estão a frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR, Nacional-URU e Grêmio, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro e Atlético Nacional. Com uma conquista há San Lorenzo-ARG, Atlético Mineiro, Corinthians, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Argentinos Juniors-ARG, Flamengo e Racing Club-ARG.
Regulamento:
Na Segunda Fase serão jogos de ida e volta no sistema de mata-mata. Gol fora de casa será considerado critério de desempate.
Maior pontuação, melhor saldo de gols, maior número de gols marcados, maior número de gols marcados fora de casa e ranking da CONMEBOL serão os critérios para definir os dois classificados à Sul-americana.
Com 32 clubes, a fase será dividida em oito grupos com quatro representantes cada. Após jogos de ida e volta dentro dos próprios grupos, os dois melhores colocados de cada grupo passarão às oitavas de final. Já os 3ºs colocados disputarão a Copa Sul-americana.
MATA-MATA:
Das oitavas de final até a decisão, o sistema de disputa será o mata-mata. Os confrontos das oitavas de final, assim como o chaveamento, serão definidos por sorteio.
A CONMEBOL, para o sorteio, fará um grupo com os oitos líderes que enfrentarão os rivais do outro grupo com os oito vice-líderes. As quartas de final e semifinal também serão em jogos de ida e volta.
A final será decidida em partida única e campo neutro. Na decisão, em caso de empate em saldo de gols, haverá uma prorrogação de 30 minutos e, se necessário, disputa por pênaltis. O campeão disputará o Mundial de Clubes em dezembro.