Portal Eventos
CONMEBOL Libertadores
Em 04 de fevereiro de 2019 às 16:00

Atlético Mineiro tem boas estreias nesta década pela Libertadores; Segunda Fase começará terça-feira

Atual etapa no torneio sul-americano contará com três campeões

da Redação -

Minas Gerais - O Atlético Mineiro, se depender do retrospecto em estreias nesta década, tem tudo para sair com um bom resultado ante o uruguaio Danubio nesta terça-feira, às 19h15 (horário de Brasília), na abertura da Segunda Fase da Libertadores. O confronto será realizado no Estádio Jardines del Hipódromo, em Montevidéu.

Segundo levantamento do Sr. Goool, o Galo esteve em cinco edições do torneio sul-americano nesta década e obteve três vitórias, um empate e só uma derrota ao longo das suas estreias. Em 2017, então última participação dos mineiros na Liberta, o Atlético arrancou empate, por 1 a 1, ante o Godoy Cruz na Argentina.

Em 2013, ano do inédito título, a caminhada alvinegra começou com triunfo contra o São Paulo (2 a 1). O Galo ainda bicou o Zamora na Venezuela em 2014 (1 a 0) e o Melgar no Peru em 2016 (2 a 1). O único tropeço ocorreu ante o Colo-Colo em 2015, quando os brasileiros foram derrotados pelos chilenos fora de casa por 2 a 0.

O Atlético Mineiro, por sinal, é um dos três campeões que disputarão a Segunda Fase. O São Paulo acumula três voltas olímpicas e enfrentará o argentino Talleres. O primeiro confronto será na casa do rival na quarta-feira, às 21h30. Na quinta, o Atlético Nacional, dono de duas voltas olímpicas, pegará o venezuelano La Guaíra, o único estreante desta temporada.

 Atlético Mineiro quer fazer valer suas últimas estreias para começar bem a Libertadores 2019!Bruno Cantini / Atlético MineiroAtlético Mineiro quer fazer valer suas últimas estreias para começar bem a Libertadores 2019!
Campeões!
A Argentina, com 25 títulos, lidera o ranking de conquistas da Libertadores. O Brasil está com 18, contra oito do Uruguai. Já Paraguai e Colômbia somam três casa. Equador e Chile têm um cada. Em relação aos clubes, a Libertadores tem como maior vencedor o Independiente-ARG - dono de sete títulos -, um a mais que o Boca Juniors-ARG.

Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG e River Plate-ARG, com quatro, estão a frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR, Nacional-URU e Grêmio, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro e Atlético Nacional. Com uma conquista há San Lorenzo-ARG, Atlético Mineiro, Corinthians, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Argentinos Juniors-ARG, Flamengo e Racing Club-ARG.

Regulamento:
Na Segunda Fase serão jogos de ida e volta no sistema de mata-mata. Gol fora de casa será considerado critério de desempate.

Os oito classificados disputarão mais uma eliminatória no mesmo formato. Os quatro vencedores, finalmente, estarão na fase de grupos da Libertadores, enquanto os dois melhores entre os eliminados estarão na Sul-americana.

Maior pontuação, melhor saldo de gols, maior número de gols marcados, maior número de gols marcados fora de casa e ranking da CONMEBOL serão os critérios para definir os dois classificados à Sul-americana.

Com 32 clubes, a fase será dividida em oito grupos com quatro representantes cada. Após jogos de ida e volta dentro dos próprios grupos, os dois melhores colocados de cada grupo passarão às oitavas de final. Já os 3ºs colocados disputarão a Copa Sul-americana.

MATA-MATA:
Das oitavas de final até a decisão, o sistema de disputa será o mata-mata. Os confrontos das oitavas de final, assim como o chaveamento, serão definidos por sorteio.

A CONMEBOL, para o sorteio, fará um grupo com os oitos líderes que enfrentarão os rivais do outro grupo com os oito vice-líderes. As quartas de final e semifinal também serão em jogos de ida e volta.

A final será decidida em partida única e campo neutro. Na decisão, em caso de empate em saldo de gols, haverá uma prorrogação de 30 minutos e, se necessário, disputa por pênaltis. O campeão disputará o Mundial de Clubes em dezembro.