Paraná - Coritiba e Cruzeiro entraram no Top 10 do ranking de público pagante da Copa do Brasil ao disputarem, pela primeira vez, uma partida como mandante. Para tristeza dos paranaenses, o Coxa fez seu primeiro e último duelo no Couto Pereira, em Curitiba. (Confira o ranking COMPLETO aqui!)
O Cruzeiro aparece um pouco abaixo. Na sexta colocação, o clube mineiro tem média de 12.245 pagantes, contra 12.852 do Sobradinho, quinto colocado. A média da Raposa no Estadual, porém, é a maior do Brasil. Por conta disso, o Cruzeiro já liderou o ranking do Estadual Mineiro e do Brasileirão.
Se o Coritiba é o melhor clube do Brasileirão no ranking da Copa do Brasil, e o Sampaio Corrêa puxa a fila da Série C, o Ceará lidera a turma da Série B, no sétimo lugar com média de 12.080 pagantes. Apenas 11 clubes superam a marca de dez mil pagantes.
Talvez por isso, a média geral da Copa do Brasil seja modesta, de apenas 4.326 pagantes. Em 108 partidas, o público total é de 467.235. Os públicos em vermelho ainda precisam ser confirmados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Cruzeiro e Grêmio, com quatro títulos cada, são os maiores vencedores da Copa do Brasil. O Corinthians soma três conquistas, seguido por Flamengo e Palmeiras - atual campeão -, com duas. A lista com um título conta com Vasco, Santos, Sport, Fluminense, Paulista, Santo André, Juventude, Internacional e Criciúma.
Regulamento:
Com 87 clubes, a Copa do Brasil 2013 será disputada em sistema de mata-mata ao longo de sete fases. Nas duas primeiras, o clube visitante estará livre da partida de volta se vencer por dois ou mais gols de diferença. O campeão terá vaga assegurada na Libertadores 2014.
Em 2013, os clubes da Libertadores Grêmio, Fluminense, Corinthians, Atlético Mineiro e Palmeiras também vão disputar a Copa do Brasil. O Vasco ficou com a vaga do São Paulo que defenderá o título na Copa Sul-americana. Todos esses clubes entrarão nas oitavas-de-final.