Portal Eventos
Notícias
Em 26 de maio de 2013 às 15:03

Com fórmulas diferentes, dez Estaduais tiveram disputas com turno e returno

Apenas Botafogo e Internacional evitaram os jogos extras porque não deram chances aos rivais

da Redação -

São Paulo - Dez Campeonatos Estaduais foram realizados em dois turnos, com a possibilidade de uma decisão extra em caso de clubes distintos ficarem com os títulos dos turnos. Apenas Botafogo e Internacional no Cariocão e Gaúcho, respectivamente, evitaram os jogos extras porque não deram chances aos rivais.

Daqueles Estaduais decididos em jogos extras, dois tiveram como campeões, o vencedor do 1º Turno, e os outros dois, o ganhador do 2º Turno. No Distrito Federal, o Brasiliense chegou em todas as finais. O Jacaré ficou com o título do returno e depois ainda derrotou o Brasília, campeão do turno, para garantir o trofeu estadual.

O Potiguar viveu cenário parecido no Rio Grande do Norte. Ao vencer o América de Natal na final do 2º Turno, o Time Macho garantiu presença na decisão do Estadual contra o mesmo adversário e voltou a derrotá-lo para garantir o título da temporada 2013. Já os vencedores do 1º Turno aparecem no Pará e no Paraná.

O Paysandu não deu chances ao Paragominas, campeão do 2º Turno, para ficar em definitivo com o título do paraense. O Coxa foi além e garantiu o tetracampeonato diante do rival Atlético Paranaense. O Coritiba se credenciou à final ao ser campeão do turno.

A disputa destes Estaduais com turnos são parecidas, mas não são idênticas. No Amazonense e Maranhense, por exemplo, os embates são tradicionais com semifinais e finais no 1º e 2º Turnos. Mas em Roraima, os campeões dos turnos são definidos através dos pontos corridos. O Náutico levou o turno, enquanto o São Raimundo ganhou o returno. Já no Tocantinense, após sete rodadas de pontos corridos, os dois primeiros colocados se garantem à final de cada turno. Os vencedores ainda se enfrentam em jogos extras pelo título estadual.

Confira os Estaduais disputados em dois turnos:

Amazonense
Princesa do Solimões (1º Turno) x Nacional (2º Turno)

Brasiliense
Brasília (1º Turno) x Brasiliense (2º Turno)

Carioca
Botafogo

Gaúcho
Internacional

Maranhense
Imperatriz (1º Turno) x Maranhão ou Sampaio Corrêa (2º Turno)

Paraense
Paysandu (1º Turno) x Paragominas (2º Turno)

Paranaense
Coritiba (1º Turno) x Atlético Paranaense (2º Turno)

Potiguar
América de Natal (1º Turno) x Potiguar (2º Turno)

Roraimense
Náutico (1º Turno) x São Raimundo (2º Turno)

Tocantinense
Interporto (1º Turno) x Gurupi ou Palmas (2º Turno)