Portal Eventos
Brasileirão Série C
Em 20 de fevereiro de 2019 às 00:28

Série C começará em abril e terá clássicos na última rodada; Tabela e simulador no Sr. Goool

Grupo A terá só clubes do Nordeste, enquanto Grupo B terá longos deslocamentos

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - A Série C do Campeonato Brasileiro com "invasão" de nordestinos e longas viagens dos integrantes do Grupo B teve sua tabela divulgada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A edição 2019 começará no último fim de semana de abril e não irá parar durante a Copa América - entre 14 de junho e 7 de julho. Ao contrário de anos anteriores, a rodada inaugural não terá clássicos e, sim, nas últimas rodadas do turno e returno. A tabela completa, o regulamento e o simulador de jogos já estão disponíveis aos torcedores internautas no Sr. Goool!

O Grupo A da Série C contará com dez clubes do Nordeste. Destaque para o Ferroviário, atual campeão da Série D. O clube cearense, aliás, subiu ao lado do vice-campeão Treze e do maranhense Imperatriz. Já o Sampaio Corrêa foi rebaixado na Série B. O clássico deste grupo, porém, será realizado apenas na 9ª rodada. Santa Cruz e Náutico jogarão pelo turno no fim de semana de 23 de junho. Os rivais pernambucanos estão juntos na divisão pela segunda temporada seguida.

Se o Grupo A será regional e com deslocamentos próximos, alguns clubes irão sofrer no Grupo B. Afinal, a CBF passou os representantes do Norte para a chave que contava com clubes do Sudeste e do Sul. Remo, Paysandu e Atlético Acreano farão longas viagens, assim como a turma sulista. O Re-Pa, por sinal, será realizado na rodada final. O Paysandu foi rebaixado no ano passado.

 Troféu da Série C do Brasileirão 2019 começará a ser disputado a partir do último fim de semana de abril!Rener Pinheiro / CBFTroféu da Série C do Brasileirão 2019 começará a ser disputado a partir do último fim de semana de abril!
Campeões!
ABC, Remo e Santa Cruz foram os campeões da Série C que se mantiveram na divisão para 2019. O trio ainda ganhou o reforço de mais dois vencedores. Sampaio Corrêa e Boa Esporte foram rebaixados na Série B e voltarão a disputar o terceiro escalão nacional.

Entre os cinco campeões presentes em 2019, o Boa Esporte é aquele que festejou mais recentemente. O clube mineiro deu a volta olímpica em 2016. Três anos antes, o Santa Cruz também tinha feito história com seu inédito título. O ABC é outro campeão desta década. O Mais Querido abriu a lista com o troféu de 2010. O Remo soltou o grito entalado na garganta em 2005. O Sampaio Corrêa, por sua vez, faturou a divisão na longínqua temporada de 1997.

Ao todo, a Série C ostenta 29 campeões. O Rio de Janeiro ostenta quatro títulos, assim como Goiás. A dupla só perde para São Paulo (8). Santa Catarina, enquanto isso, festejou três vezes, uma a mais do que Minas Gerais, Paraná e Paraná, atual campeão com o Operário. Alagoas, Distrito Federal, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Rio Grande do Norte aparecem com um troféu cada.

Regulamento:
A Série C 2019 contará com 20 clubes. Na Primeira Fase, os clubes jogarão dentro dos próprios grupos em partidas de ida e volta. Os quatro melhores colocados de cada grupo se classificarão para as quartas de final. Os dois piores de cada grupo, por outro lado, serão rebaixados à Série D.

MATA-MATA:
No mata-mata serão jogos de ida e volta e, desta vez, sem o "gol qualificado". Os semifinalistas conquistarão o acesso à Série B. E os finalistas ainda brigarão pelo título da Série C
.