São Paulo - A MLS terá, mais uma vez, aumento no número de participantes. A novidade em 2019 será o Cincinnati que integrará a Conferência Leste e deixará o principal torneio dos EUA e do Canadá com 24 clubes. A MLS começará no sábado, 2 de março, e os clubes da Conferência Leste tentarão manter a supremacia dos últimos anos na MLS Supporters' Shield e na MLS Cup. A tabela completa, o regulamento e o simulador de jogos já estão disponíveis no Sr. Goool.
Nas últimas duas temporadas, a turma da Leste venceu os dois principais troféus da competição. O New York Red Bulls, por exemplo, é o atual campeão da MLS Supporters' Shield, torneio disputado por pontos corridos em paralelo à fase de grupos. Um ano antes, o Toronto já havia dado a volta olímpica. No histórico, que vem desde 1996, a Conferência Leste leva ampla vantagem sobre os rivais da Oeste com 15 títulos a oito.Já o atual campeão da MLS Cup, principal objetivo da temporada, é o Atlanta United que fez história ao faturar seu primeiro título. Em 2017, o Toronto também tinha entrado na lista de campeões. Na MLS Cup, no entanto, a Conferência Leste está em desvantagem. Apesar dos dois últimos títulos, a Leste soma dez conquistas, ante 13 da Oeste.
A MLS Cup tem 13 campeões ao todo, sendo o LA Galaxy o maior vencedor com cinco conquistas. A MLS Supporters' Shield, enquanto isso, acumula 12 vencedores. LA Galaxy, novamente, e D.C. United são os clubes com mais títulos, quatro cada um.
O clube que somar o maior número de pontos na classificação geral será o campeão da Supporters' Shield e terá vaga garantida na CONCACAF Champions League e no mata-mata da MLS Cup.
Dentro das Conferências, o outro líder - que não foi campeão da Supporters' Shield - também terá vaga na CONCACAF Champions League, assim como presença garantida no mata-mata da MLS Cup.
Enquanto isso, o 2º, 3º, 4º, 5º, 6º e 7º colocados da Leste e Oeste se enfrentarão em mata-mata dentro da Conferência em busca das últimas das vagas para a MLS Cup. O 2º colocado pegará o 7º colocado, enquanto o 3º enfrentará o 6º e o 4º desafiará o 5º.
Definidos os classificados no playoff, os clubes enfrentarão o líder e o vice-líder em semifinais dentro da Conferência. Após a decisão, os campeões de cada Conferência brigarão pelo título da temporada. Em partida única, o vencedor da Conferência Leste irá pegar o vencedor da Conferência Oeste pelo título da MLS. O campeão terá vaga na CONCACAF Champions League.