Portal Eventos
UEFA Europa League
Em 22 de fevereiro de 2019 às 09:29

UEFA Europa League define confrontos das oitavas de final com super campeão e 11 países

Espanha terá a maioria dos participantes; Outras três nações contarão com mais de um clube

da Redação -

São Paulo - A UEFA Europa League, em sorteio na Suíça nesta sexta-feira, conheceu os oito confrontos válidos pelas oitavas de final. Destaque para o Sevilla, maior campeão do torneio e que buscará sua sexta volta olímpica. A Espanha, aliás, será maioria nesta etapa da UEL. Ao todo serão 11 países representados, segunda melhor marca desde que a competição adotou os atuais formato e nomenclatura na temporada 2009/2010. Os jogos pelas oitavas de final serão realizados em 7 e 14 de março.




ChelseaxDynamo Kyiv
Eintracht FrankfurtxInternazionale
Dínamo ZagrebxBenfica
NapolixSalzburg
ValenciaxKrasnodar
SevillaxSlavia Praha
ArsenalxStade Rennais
ZenitxVillarreal

A atual edição da UEFA Europa League repete as temporadas de 2012/2013 e 2013/2014 e só perde para a recordista 2016/2017, quando houve clubes de 12 países (Chipre, Bélgica, Dinamarca, Holanda, Rússia, Inglaterra, Espanha, França, Itália, Grécia, Turquia e Alemanha). Na atual temporada, além da Espanha, há Croácia, Áustria, Itália, Alemanha, Rússia, Inglaterra, Portugal, Ucrânia, França e República Tcheca.

O Sevilla terá a companhia dos compatriotas Valencia e Villarreal. A Inglaterra será outro país com mais de um integrante. O Chelsea não teve problemas para avançar, mas o Arsenal sofreu um bocado. Napoli e Internazionale, enquanto isso, vestirão a camisa da Itália. Por fim, a Rússia também terá dois clubes: Zenit e o surpreendente Krasnodar que passou pelo Bayer Leverkusen.

 Chelsea avançou sem problemas e será um dos dois representantes da Inglaterra nas oitavas de final da UEL!Chelsea / DivulgaçãoChelsea avançou sem problemas e será um dos dois representantes da Inglaterra nas oitavas de final da UEL!
Campeões!
O Sevilla lidera o ranking com cinco títulos. Valencia, Liverpool, Internazionale, Juventus, Barcelona e Atlético de Madrid somam três voltas olímpicas cada. Porto, Feyenoord, Parma, IFK Göteborg, Real Madrid, Tottenham, Borussia Mönchengladbach e Leeds United aparecem logo atrás com duas conquistas cada.

A lista com uma taça contempla Shakhtar Donetsk, Zenit, CSKA, Galatasaray, Schalke 04, Bayern de Munique, Ajax, Napoli, Bayer Leverkusen, Anderlecht, Ipswich, Eintracht, PSV, Arsenal, Newcastle, Dínamo Zagreb, Ferencváros, Zaragoza, Roma, Chelsea e Manchester United.

Em relação aos países campeões, a Espanha está na frente com 17 conquistas, contra 12 da Inglaterra e dez da Itália. A Alemanha soma seis taças, enquanto a Holanda aparece com quatro. Portugal, Rússia e Suécia têm dois títulos cada. Com uma conquista há Ucrânia, Turquia, Bélgica, Iugoslávia e Hungria.

Regulamento:
Das oitavas de final até a semifinal, as equipes se enfrentarão em jogos de ida e volta com vantagem para o clube que tiver marcado mais gols na casa do adversário. Em caso de igualdade, a disputa terá prorrogação e, se necessário, pênaltis. A final, por sua vez, será disputada em jogo único e em campo neutro. Em caso de empate haverá prorrogação e, se necessário, pênaltis.

Confira os países que estiveram nas oitavas de final da UEL:

2009/2010 (9)

Alemanha, Bélgica, Rússia, Espanha, Portugal, França, Grécia, Inglaterra e Itália

2010/2011 (9)

Portugal, França, Ucrânia, Inglaterra, Holanda, Rússia, Escócia, Alemanha e Espanha

2011/2012 (10)

Ucrânia, Grécia, Portugal, Inglaterra, Holanda, Alemanha, Bélgica, Espanha, Itália e Turquia

2012/2013 (11)

República Tcheca, Turquia, Portugal, França, Rússia, Inglaterra, Alemanha, Itália, Espanha, Suíça e Romênia

2013/2014 (11)

Portugal, Itália, Bulgária, Espanha, Suíça, Áustria, Holanda, Rússia, França, República Tcheca e Inglaterra

2014/2015 (9)

Itália, Rússia, Alemanha, Bélgica, Turquia, Holanda, Ucrânia, Espanha e Inglaterra

2015/2016 (10)

Ucrânia, Bélgica, Suíça, Espanha, Alemanha, Inglaterra, República Tcheca, Itália, Turquia e Portugal

2016/2017 (12)

Chipre, Bélgica, Dinamarca, Holanda, Rússia, Inglaterra, Espanha, França, Itália, Grécia, Turquia e Alemanha

2017/2018 (10)

Rússia, República Tcheca, Espanha, Ucrânia, França, Inglaterra, Áustria, Portugal, Alemanha e Itália

2018/2019 (11)

Espanha, Croácia, Áustria, Itália, Alemanha, Rússia, Inglaterra, Portugal, Ucrânia, França e República Tcheca