São Paulo - As Federações entrarão em recesso durante o carnaval e não terão expediente entre sexta-feira e quarta de cinzas. O interessante é que 12 entidades, mesmo com a paralisação interna, não irão suspender seus Campeonatos Estaduais. Haverá futebol em plena folia. Ou melhor, folia não terá para os torcedores, jogadores e técnicos do Acre, Amazonas, Rio de Janeiro, Ceará, Santa Catarina, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Norte, Rondônia, Sergipe e Mato Grosso do Sul.
O Campeonato Carioca é aquele que mais chama a atenção. Afinal, a Cidade Maravilhosa, entre outras coisas, é conhecida por seu carnaval. Mesmo assim, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) suspendeu o confete e a serpentina, mas não a bola. Com exceção de Portuguesa e Flamengo que jogarão na quinta-feira, os outros clubes entrarão em campo na sexta e no sábado.
A entidade nacional também terá sua folguinha no carnaval, mas não permitirá que os clubes da Copa do Nordeste façam o mesmo. A 5ª rodada será disputada entre 2 e 7 de março. Bahia e Vitória, que estão no estado de um dos carnavais mais conhecidos do país, terão que sacrificar a folia e entrar em campo. Para o futebol, o Brasil é o país da bola e, não, do confete e da serpentina.