São Paulo - O Campeonato Brasileiro da Série A2 de futebol feminino contará com 36 clubes, sendo 15 das Séries A, B, C e D do masculino. A maioria é de clubes da elite. São dez integrantes da Série A dos homens. O Vasco só garantiu vaga após o Rio Preto, atual vice-campeão da Série A1, desistir da disputa deste ano. Com isso, o Internacional, que terminou em 3º lugar na Série A2 de 2018, subiu para a elite. A vaga aberta na Série A2 ficou com os cariocas.
O Rio de Janeiro, aliás, ainda terá Botafogo e Fluminense, entre aqueles com presença garantida na Série A do Brasileirão dos homens. Minas Gerais (Atlético e Cruzeiro) e São Paulo (Palmeiras e São Paulo) contarão com dois representantes cada. Há ainda Ceará, Chapecoense e Grêmio. A Série B, por sua vez, terá um clube (América Mineiro).Fora da Série A1, a Série C será representada na A2 por Atlético Acreano, Botafogo-PB e Náutico. O São Raimundo-RR, por sua vez, jogará pela Série D. Entre os 36 clubes da Série A2 há Pinheirense e Portuguesa, rebaixados na Série A1 do ano passado. Sem falar nos 27 campeões estaduais de 2018. Há ainda os sete clubes melhores colocados no Ranking Nacional de Clubes Masculino da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
No mata-mata, em caso de empate nos pontos e saldo de gols, haverá pênaltis. O mando de campo na partida de volta nas quartas de final, semifinal e final será dos clubes com maior número de pontos no geral, maior número de vitórias e maior saldo de gols.
Os quatro semifinalistas conquistarão o acesso à Série A1 do Brasileirão Feminino.
Confira os clubes das Séries A, B, C e D que estarão no Brasileirão Feminino Série A2:
Série A - Atlético Mineiro-MG, Botafogo-RJ, Ceará-CE, Chapecoense-SC, Cruzeiro-MG, Fluminense-RJ, Grêmio-RS, Palmeiras-SP, São Paulo-SP e Vasco-RJ
Série B - América Mineiro-MG
Série C - Atlético Acreano-AC, Botafogo-PB e Náutico-PE
Série D - São Raimundo-RR