Portal Eventos
CONMEBOL Libertadores
Em 04 de março de 2019 às 01:30

Brasil terá maioria de clubes na Fase de Grupos da Libertadores; Peru supera Uruguai

Brasileiros e peruanos ganharam reforço da Terceira Fase, assim como Chile e Paraguai

da Redação -

São Paulo - O Atlético Mineiro engrossou a lista de clubes brasileiros na Fase de Grupos da Libertadores. Com a classificação do Galo, o Brasil passou a ter maioria com sete representantes. Internacional, Cruzeiro, Flamengo, Palmeiras, Athletico Paranaense e Grêmio já tinham vaga garantida nos grupos. Diante disso, apenas o Grupo C não conta com brasucas. A tabela completa e o simulador de jogos já estão disponíveis no Sr. Goool.

A Argentina, como não teve classificados na Terceira Fase, parou em seis representantes. Os dois principais países da América do Sul são responsáveis por 41% dos clubes na Fase de Grupos. Quem chama a atenção, porém, é o Peru que terá mais representantes do que o Uruguai. Os peruanos ganharam o reforço do Melgar e passaram a contar com três clubes. Alianza Lima e Sporting Cristal já tinham vagas.

Assim como o Peru, o Paraguai também foi a três clubes graças à classificação do Libertad. O clube se juntou a Olímpia e Cerro Porteño. O mesmo vale para o Chile. O Palestino aumentou a lista que já tinha Universidad de Concepción e Universidad Católica. Os outros cinco países, enquanto isso, registram dois representantes cada.

O Equador terá Emelec e LDU. O Uruguai, por sua vez, ficou com Peñarol e Nacional. A Colômbia, enquanto isso, contará com Junior e Tolima. CD Lara e Zamora representarão a Venezuela. Já a Bolívia torcerá por San José e Jorge Wilstermann. A Fase de Grupos terá início em 5 de março.

 Atlético Mineiro foi um dos classificados à Fase de Grupos e engrossou a lista do Brasil na Libertadores 2019!Bruno Cantini / Atlético MineiroAtlético Mineiro foi um dos classificados à Fase de Grupos e engrossou a lista do Brasil na Libertadores 2019!
Campeões!
A Argentina, com 25 títulos, lidera o ranking de conquistas da Libertadores. O Brasil está com 18, contra oito do Uruguai. Já Paraguai e Colômbia somam três casa. Equador e Chile têm um cada. Em relação aos clubes, a Libertadores tem como maior vencedor o Independiente-ARG - dono de sete títulos -, um a mais que o Boca Juniors-ARG.

Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG e River Plate-ARG, com quatro, estão a frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR, Nacional-URU e Grêmio, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro e Atlético Nacional. Com uma conquista há San Lorenzo-ARG, Atlético Mineiro, Corinthians, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Argentinos Juniors-ARG, Flamengo e Racing Club-ARG.

Regulamento:

Com 32 clubes, a fase será dividida em oito grupos com quatro representantes cada. Após jogos de ida e volta dentro dos próprios grupos, os dois melhores colocados de cada grupo passarão às oitavas de final. Já os 3ºs colocados disputarão a Copa Sul-americana.

MATA-MATA:
Das oitavas de final até a decisão, o sistema de disputa será o mata-mata. Os confrontos das oitavas de final, assim como o chaveamento, serão definidos por sorteio.

A CONMEBOL, para o sorteio, fará um grupo com os oitos líderes que enfrentarão os rivais do outro grupo com os oito vice-líderes. As quartas de final e semifinal também serão em jogos de ida e volta.

A final será decidida em partida única e campo neutro. Na decisão, em caso de empate em saldo de gols, haverá uma prorrogação de 30 minutos e, se necessário, disputa por pênaltis. O campeão disputará o Mundial de Clubes em dezembro.

Confira os clubes da Fase de Grupos da Libertadores separados por países:

Brasil (7)

Internacional, Cruzeiro, Flamengo, Atlético Mineiro, Palmeiras, Athletico Paranaense e Grêmio

Argentina (6)

River Plate, Huracán, Godoy Cruz, San Lorenzo, Boca Juniors e Rosario Central

Peru (3)

Alianza Lima, Sporting Cristal e Melgar

Chile (3)

Palestino, Universidad de Concepción e Universidad Católica

Paraguai (3)

Olímpia, Cerro Porteño e Libertad

Equador (2)

Emelec e LDU

Venezuela (2)

CD Lara e Zamora

Uruguai (2)

Peñarol e Nacional

Bolívia (2)

San José e Jorge Wilstermann

Colômbia (2)

Junior e Tolima