Portal Eventos
CONMEBOL Libertadores
Em 02 de março de 2019 às 16:10

Libertadores terá 13 campeões na Fase de Grupos; Flamengo estará em grupo com três vencedores

Todos os oito grupos contam com, ao menos, um campeão do torneio sul-americano

da Redação -

São Paulo - A Fase de Grupos da Libertadores começará em 5 de março, em pleno carnaval brasileiro. Entre os 32 participantes, nada menos do que 13 já levantaram o troféu mais importante da América do Sul, segundo levantamento do Sr. Goool. Todos os oito grupos contam com, ao menos, um vencedor. O Grupo D foi além e poderá ser chamado de Grupo da Morte por ter três campeões entre os quatro integrantes.

O Peñarol, dono de cinco voltas olímpicas, puxa a fila no Grupo D que ainda terá Flamengo, campeão uma vez, e LDU, dona de também um título. O boliviano San José é o único com o grito entalado na garganta. O atual campeão River Plate também não terá moleza no Grupo A. Os Millonarios chegaram a quatro troféus e terão que pegar o Internacional, duas vezes no lugar mais alto do pódio.

O Grupo E também terá dois vencedores. O Atlético Mineiro garantiu vaga apenas após disputar a Terceira Fase e encontrará o uruguaio Nacional. O Palmeiras, por sua vez, enfrentará o San Lorenzo. O Grupo F é mais um com dois campeões. Os outros vencedores são Cruzeiro no Grupo B, Olímpia no Grupo C, Boca Juniors no Grupo G e Grêmio no Grupo H.

 River Plate, atual campeão, estará em grupo com mais um vencedor da Libertadores!Prensa / River PlateRiver Plate, atual campeão, estará em grupo com mais um vencedor da Libertadores!
Campeões!
A Argentina, com 25 títulos, lidera o ranking de conquistas da Libertadores. O Brasil está com 18, contra oito do Uruguai. Já Paraguai e Colômbia somam três casa. Equador e Chile têm um cada. Em relação aos clubes, a Libertadores tem como maior vencedor o Independiente-ARG - dono de sete títulos -, um a mais que o Boca Juniors-ARG.

Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG e River Plate-ARG, com quatro, estão a frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR, Nacional-URU e Grêmio, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro e Atlético Nacional. Com uma conquista há San Lorenzo-ARG, Atlético Mineiro, Corinthians, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Argentinos Juniors-ARG, Flamengo e Racing Club-ARG.

Regulamento:

Com 32 clubes, a fase será dividida em oito grupos com quatro representantes cada. Após jogos de ida e volta dentro dos próprios grupos, os dois melhores colocados de cada grupo passarão às oitavas de final. Já os 3ºs colocados disputarão a Copa Sul-americana.

MATA-MATA:
Das oitavas de final até a decisão, o sistema de disputa será o mata-mata. Os confrontos das oitavas de final, assim como o chaveamento, serão definidos por sorteio.

A CONMEBOL, para o sorteio, fará um grupo com os oitos líderes que enfrentarão os rivais do outro grupo com os oito vice-líderes. As quartas de final e semifinal também serão em jogos de ida e volta.

A final será decidida em partida única e campo neutro. Na decisão, em caso de empate em saldo de gols, haverá uma prorrogação de 30 minutos e, se necessário, disputa por pênaltis. O campeão disputará o Mundial de Clubes em dezembro.