São Paulo - A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) manteve a fórmula de disputa da Série D do Campeonato Brasileiro. A Primeira Fase será disputada entre 4 de maio e 9 de junho. Entre os dez campeões da última divisão nacional, apenas São Raimundo e Tupi estarão na disputa por mais um título e outro acesso. A tabela completa, o regulamento e o simulador de jogos já estão disponíveis aos torcedores internautas no Sr. Goool.
O São Raimundo teve a honra de levantar a primeira edição da Série D em 2009. O clube paraense está no Grupo A3 ao lado de Atlético Roraima-RR, Moto Club-MA e Ypiranga-AP. O Tupi, por sua vez, faz parte do Grupo A14 que tem Hercílio Luz-SC, Itaboraí-RJ e Novorizontino-SP. Os mineiros foram campeões em 2011.Além do Tupi, a Série D deste ano receberá Juazeirense, Salgueiro e Joinville, todos rebaixados na Série C de 2018. O Salgueiro está no Grupo A8 com Coruripe-AL, Fluminense de Feira-BA e Sergipe. No Grupo A9, a Juazeirense enfrentará Aparecidense-GO, Gurupi-TO e Itabaiana-SE. Já o Joinville faz parte do último grupo, o A17, com Avenida-RS, Ferroviária-SP e Maringá-PR.
Bloco I: os 16 clubes de melhor campanha, dentre os 17 primeiros colocados de cada grupo, na Primeira Fase; estes 16 clubes serão ordenados pelos seus grupos na Primeira Fase, em ordem crescente, recebendo a numeração de 01 a 16;
Bloco II: o clube de pior campanha entre os 17 primeiros classificados, mais os 15 melhores segundos colocados dos 17 grupos, na Primeira Fase; estes 16 clubes serão ordenados pelos seus grupos na Primeira Fase, em ordem crescente, recebendo a numeração de 17 a 32.
Nas fases seguintes, sempre em mata-mata com jogos de ida e volta, o clube com melhor campanha na somatória das fases anteriores terá vantagem de decidir em casa. Os quatro melhores colocados conquistarão o acesso à Série C. Os finalistas ainda decidirão o título da edição 2018.