Roraima - O Campeonato Roraimense será aberto no sábado, mas o atual campeão São Raimundo estreará apenas na terça-feira, às 19h30 (horário de Brasília), contra o GAS no Estádio Ribeirão, em Boa Vista. O Mundão tentará um feito inédito na era profissional. Nenhum clube, de 1995 para cá, faturou o Estadual de Roraima quatro vezes seguidas, segundo levantamento do Sr. Goool. A tabela completa, o regulamento e o simulador já estão disponíveis aos torcedores internautas.
O São Raimundo, aliás, cresceu muito no século XXI. São sete títulos nos últimos anos. O clube ainda tem mais duas conquistas na era amadora. Na era profissional, o São Raimundo só fica atrás do Atlético Roraima, dono de oito títulos. O Atlético, no entanto, jamais venceu quatro vezes seguidas. O Baré, maior campeão no geral, tem cinco títulos no profissional.Na era amadora, o Baré foi hexacampeão entre 1953 e 1958, além de ter conquistado o hepta entre 1960 e 1966. No profissional, porém, o clube nunca ganhou dois títulos seguidos. O Baré estreará contra o Náutico no sábado. O duelo de abertura, enquanto isso, será entre Rio Negro e Atlético Roraima. O Roraimense 2019 deveria ter sete clubes, mas o River desistiu da competição.
Na Segunda Fase, os seis clubes serão divididos em dois grupos. Os cabeças de chave serão os finalistas da Primeira Fase. Os líderes dos grupos farão a final da Segunda Fase.
Se um mesmo clube vencer as duas fases será declarado campeão. Caso contrário, os vencedores farão a final do Roraimense. O campeão roraimense terá vagas na Copa do Brasil e na Série D do Brasileirão em 2020. O vice ficará com vagas na Série D e na Copa Verde. Não haverá rebaixamento.