São Paulo - A Ponte Preta esteve no grupo com dois dos três melhores clubes do Campeonato Paulista da Série A1. A Macaca terminou em 3º lugar no Grupo A e na 6ª posição no geral, mas acabou fora das quartas de final. O clube de Campinas, para se ter uma ideia, somou mais pontos do que três clubes classificados ao mata-mata. No geral, a Ponte Preta deixou o São Paulo fora do G8.
O controverso regulamento do Paulistão, assinado por todos os 16 dirigentes de clubes, diga-se de passagem, prevê a classificação dos dois melhores de cada um dos quatro grupos. Isso permite casos como da Ponte Preta que somou mais pontos do que Ferroviária, Ituano e São Paulo, mas acabou eliminada ainda na Primeira Fase. A Macaca se despediu com 19 pontos.Em 12 rodadas foram cinco vitórias (quatro em casa e uma fora), quatro empates (dois como mandante e dois como visitante) e três derrotas longe da torcida, além de 13 gols a favor e sete tentos tomados. Aproveitamento de 52,8%. O Red Bull, melhor clube da edição 2019, fez 27 pontos no grupo da Macaca, enquanto o vice-líder Santos - 3º no geral - acumulou 23 pontos.
O mata-mata terá jogos de ida e volta. E os confrontos das semifinais serão entre a melhor campanha e a 4ª melhor campanha, além da 2ª melhor ante a 3ª melhor. Os jogos das quartas de final seguirão somando pontos para a definição dos confrontos. As melhores campanhas poderão decidir as vagas em casa. Para a Ponte Preta, sobrou a disputa do Troféu do Interior.