Distrito Federal - O Campeonato Brasiliense é o único Estadual (o correto seria Distrital, uma vez que o Distrito Federal não é um estado) com clubes de outros estados. O Candangão definiu os clubes classificados ao mata-mata e terá nada menos do que 37,5% de clubes de outros estados, segundo levantamento do Sr. Goool. Além de participantes do Distrito Federal, goianos e mineiros também seguem na biga pelo título de 2019.
O Luizânia, que já foi campeão do Candangão em 2014 e 2016, terminou com a terceira melhor campanha. Os 19 pontos ganhos só ficaram abaixo de Gama (31) e Brasiliense (28). O clube goiano, aliás, fará um duelo de "forasteiros" ante o Paracatu. O clube mineiro fechou a Primeira Fase na 6ª colocação com 15 pontos.Entre os oito classificados há ainda o Formosa. O representante goiano, responsável por 14 pontos, pegou a última vaga e terá pela frente o Gama. Estes três clubes disputam o Candangão por conta da proximidade das suas cidades com Brasília. O trio deixou para trás Ceilândia e Taguatinga, eliminados, além de Santa Maria e Bolamense, rebaixados.
Já a final terá as duas partidas no Mané Garrincha e, com isso, não haverá vantagem. Em caso de resultados iguais, a decisão será nos pênaltis. O campeão e o vice terão vagas na Série D do Brasileirão e na Copa do Brasil. As vagas para a Copa Verde ficarão com o 3º e 4º colocados.