São Paulo - Inchado, o Campeonato Brasileiro da Série A2 de futebol feminino começará nesta quarta-feira com quatro dos 18 jogos da 1ª rodada que se estenderá até domingo. A divisão passará a ter 36 participantes na temporada 2019 e mais vagas de acesso. A Primeira Fase será disputada até 1º de maio. A tabela completa, o regulamento e o simulador de jogos já estão disponíveis aos torcedores internautas do Sr. Goool.
Todos os 20 clubes da Série A do Brasileirão foram obrigados pelo Licenciamento de Clubes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), neste ano, a criar um time feminino - adulto e base. Nem todos, porém, mantém o mesmo padrão utilizado no masculino. Entre os clubes que abrirão o torneio nesta quarta, Palmeiras e São Paulo não jogarão em seus estádios.O Verdão deixará apenas o masculino no Allianz Parque e utilizará o Estádio Nelo Bracalente, em Vinhedo, para o feminino. A estreia será contra o Moreninhas-MS. O São Paulo, por sua vez, atuará no Marcelo Portugal Gouveia, em Cotia, ao invés do Morumbi. O primeiro desafio será diante do América Mineiro. A dupla paulista, aliás, quase não tem informações em seus sites oficiais sobre o futebol feminino. Bem diferente do Cruzeiro que estreará ante o Taubaté. A Raposa tem dado atenção especial ao time feminino.
Com mais clubes, a Série A2 também dará mais vagas para o acesso. Se no ano passado foram duas, desta vez serão quatro. Antes, porém, os clubes terão que enfrentar fase de grupos e mata-mata a partir das oitavas de final. Esta será a terceira edição da Série A2 do Brasileirão Feminino.
No mata-mata, em caso de empate nos pontos e saldo de gols, haverá pênaltis. O mando de campo na partida de volta nas quartas de final, semifinal e final será dos clubes com maior número de pontos no geral, maior número de vitórias e maior saldo de gols.
Os quatro semifinalistas conquistarão o acesso à Série A1 do Brasileirão Feminino.