Paraná - Os Campeonatos Estaduais fizeram mais vítimas neste sábado e domingo. Amazonas, Paraná e Rondônia registraram quedas, elevando para 38 clubes rebaixados em 20 competições das cinco regiões. Até mesmo clube fora da zona do medo desceu para 2ª divisão. Explico! O Maringá, em 11 rodadas, acumulou 12 pontos e três vitórias no Campeonato Paranaense. O clube do interior terminou na 10ª colocação, um degrau acima da zona do medo.
O Toledo, por sua vez, fez os mesmos 12 pontos, mas obteve só duas vitórias. O Porco, na teoria, acabou na penúltima colocação, mas não foi rebaixado. Na Primeira Taça, equivalente ao 1º turno, o Toledo se sagrou campeão e garantiu vaga na final do Estadual do Paraná. Por conta disso, o TEC não poderia ser rebaixado. O Maringá, mesmo estando fora da degola, desceu ao lado do Foz do Iguaçu.
Os Estaduais do Acre, Santa Catarina e Rio Grande do Norte ainda não rebaixaram nenhum dos seus participantes. Piauí e Roraima não têm rebaixamento. Amapá e Tocantins, enquanto isso, ainda não colocaram a bola para rolar.
Confira todos os clubes rebaixados pelos Campeonatos Estaduais 2019:
Alagoano
Dimensão Saúde
Amazonense
Sul América
Baiano
Jequié
Brasiliense
Santa Maria e Bolamense
Capixaba
Tupy e Castelo
Carioca
América e Goytacaz
Cearense
Iguatu e Guarani
Gaúcho
Avenida e Veranópolis
Goiano
Novo Horizonte e Itumbiara
Maranhense
Santa Quitéria
Mato-grossense
Operário e Juara
Mineiro
Tupi e Guarani
Paraense
São Francisco e São Raimundo
Paraibano
Serrano e CSP
Paranaense
Foz do Iguaçu e Maringá
Paulista
São Bento e São Caetano
Pernambucano
América e Flamengo
Rondoniense
Guajará e Barcelona
Sergipano
Guarany e Olímpico
Sul-mato-grossense
URSO, União/ABC, Novoperário e Operário AC