Portal Eventos
Baiano 1ª Divisão
Em 02 de abril de 2019 às 16:05

FBF erra na projeção e finalistas do Baianão terão que esperar 14 dias para decidir o título

Final do Estadual começará a ser disputada apenas em 14 de abril e definirá o campeão dia 21

da Redação -

Bahia - A Federação Baiana de Futebol (FBF) sonhou alto, mas acabou tendo pesadelo e vendo a final do Campeonato Baiano parada por nada menos do que 14 dias. A entidade, primeiramente, esperava que a decisão fosse entre Bahia e Vitória e que o Esquadrão se classificasse para o mata-mata da Copa do Nordeste. Nada de certo! O Rubro-negro sequer avançou para o mata-mata do Estadual e o Tricolor também parou na fase de grupos do Regional.

O Bahia até carimbou o passaporte à final do Baianão e disputará o título contra o xará Bahia de Feira. A dupla, no entanto, terá que esperar até 14 de abril para iniciar o combate no Estádio Joia da Princesa, em Feira de Santana, às 16 horas. Neste meio tempo, a dupla Ba-Ba apenas treinará para a final.

A FBF fez seu Estadual com base nas datas da Copa do Nordeste. Na teoria, os grandes da capital estariam na final do Baianão e no mata-mata da Copa do Nordeste. As quartas de final do Regional, aliás, serão disputadas neste fim de semana e, por conta disso, não daria para realizar a decisão baiana. O Vitória, por sinal, avançou na Copa do Nordeste mesmo sem triunfar e pegará o Fortaleza na próxima segunda-feira. O Leão baiano, no entanto, está fora do Estadual.

Como deu tudo errado para a FBF, resta esperar chegar dia 14. As finais dos principais Estaduais serão realizadas em 14 e 21 de abril. A diferença é que os outros campeonatos terão jogos ao longo das duas próximas semanas. Bahia e Bahia de Feira, enquanto isso, terão que ter muita calma até lá.

 Bahia, fora da Copa do Nordeste, terá que esperar até 14 de abril para jogar a final do Baianão!Felipe Oliveira / BahiaBahia, fora da Copa do Nordeste, terá que esperar até 14 de abril para jogar a final do Baianão!
Final!
Em 19 edições do Estadual da Bahia do século XXI, sete vezes o campeão ou vice foi de fora da capital. Isso representa 36,8%. Já em 96 edições, entre 1905 e 2000, foram 29 clubes de fora de Salvador no lugar mais alto do pódio ou com o vice na mão, o que equivale a 30,2%.

O Bahia de Feira chega à final com cinco vitórias (três em casa e duas fora), cinco empates (três como mandante e dois como visitante) e só uma derrota longe da torcida, além de 21 gols a favor e 14 tentos tomados. Aproveitamento de 60,6%.

O Bahia, por sua vez, tem desempenho de 63,6%. São seis triunfos (três em casa e três fora), três empates (um como mandante e dois como visitante) e duas derrotas (uma ao lado da torcida e outra fora), além de 24 gols marcados e seis tentos sofridos.