São Paulo - São Paulo e Botafogo abrirão a edição 2019 do Campeonato Brasileiro da Série A no sábado, 27 de abril, às 16 horas, no Estádio do Morumbi, na capital paulista. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) detalhou, nesta quarta-feira, os jogos das nove primeiras rodadas. Há, porém, sete clubes que ficarão sem estádio por conta da Copa América. A tabela completa, o regulamento e o simulador de jogos já estão disponíveis no Sr. Goool!
Apesar do torneio de seleções começar em 14 de junho, a CONMEBOL exige os estádios com um mês de antecedência. Assim, a partir da 5ª rodada, São Paulo, Fluminense, Flamengo, Corinthians, Grêmio, Cruzeiro e Bahia não terão mais Morumbi, Maracanã, Arena Corinthians, Arena do Grêmio, Mineiro e Arena Fonte Nova.Estes clubes, quando mandantes na 5ª (Fluminense e São Paulo), 6ª (Corinthians, Grêmio, Flamengo, Cruzeiro e Bahia), 7ª (Bahia, Flamengo, Corinthians e São Paulo) e 8ª (Grêmio, Fluminense e Cruzeiro) rodadas, ainda terão que definir os novos locais das partidas. O Brasileirão irá parar em 13 de junho, um dia antes do início da Copa América.
Nestas nove primeiras rodadas da elite nacional, sete acontecerão aos fins de semana e apenas duas no meio de semana (2ª e 9ª). A CBF programou jogos aos sábados, domingos e segundas-feiras, além de quartas e quintas. O Palmeiras é o atual campeão, enquanto Fortaleza, CSA, Avaí e Goiás conquistaram o acesso na Série B 2018.
Os seis primeiros colocados terão vagas na CONMEBOL Libertadores. Os quatro primeiros entrarão diretamente na fase de grupos, enquanto 5º e o 6º terão que disputar a fase inicial.
Já as vagas da CONMEBOL Sul-americana ficarão com os clubes presentes entre o 7º e o 12º lugar. Assim como no caso da Libertadores, caso o campeão da Copa do Brasil fique entre estas posições, a zona de classificação será alterada.