São Paulo - O Corinthians está pela terceira vez seguida na final do Campeonato Paulista da Série A1, feito raro na história do maior campeão de São Paulo. O Timão já havia ficado nas duas primeiras colocações em três oportunidades consecutivas, mas não em decisões. A vaga para a final da edição 2019 foi conquistada nos pênaltis (7 a 6), após derrota para o Santos, por 1 a 0, no tempo normal, na última segunda-feira, no Pacaembu.
O Peixe, aliás, tinha sido o último clube do estado a figurar em três finais consecutivas. Foram oito decisões seguidas na verdade, entre 2009 e 2016 - cinco títulos e quatro vices. Agora, o Corinthians chega em sua terceira decisão em busca do tricampeonato. O Santos, por sinal, foi o último tri do Estadual - 2010 a 2012.O Timão não fatura três edições consecutivas do Paulistão há 80 anos - 1937, 1938 e 1939. Corinthians e Santos têm três tricampeonatos estaduais cada. Ou seja, o Alvinegro do Parque São Jorge poderá se tornar recordista no quesito. O Corinthians já é o maior detentor de voltas olímpicas do estado com 29 ao todo.
O time do técnico Cuca chega à final com seis vitórias, cinco empates e cinco derrotas, além de 16 gols a favor e 11 tentos tomados. Aproveitamento de 47,9%. O primeiro jogo da final será no Morumbi, neste domingo, às 16 horas. A volta acontecerá no mesmo horário, no domingo de Páscoa, na Arena Corinthians. O Timão tem sete triunfos, cinco igualdades e quatro tropeços, além de 14 gols pró e 12 sofridos. Aproveitamento de 54,2%.